Brasil

Mais de 30% dos alunos de escolas públicas de Maceió já sofreram algum tipo de violência

Por 7 Segundos com Folha 21/03/2016 07h07

Maceió está entre as capitais mais violentas do país em que mais de 40% dos alunos de escolas públicas já sofreram algum tipo de violência. A capital alagoana é a quarta colocada e atingiu o patamar de 33% de casos de violência escolar.

Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada com 6.700 estudantes de escolas públicas das sete capitais brasileiras mais violentas do país: Maceió (AL), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Salvador (BA), São Luís (MA), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG).

A pesquisa apontou que quatro em cada dez estudantes afirmam já ter sofrido violência física ou verbal dentro da escola em 2015. O mais agravante é que em 65% dos casos, o agressor foi um colega e em 15 % dos relatos os professores aparecem como autores do crime.

As capitais escolhidas, de acordo com o Mapa da Violência de 2014, têm as maiores taxas de homicídios entre jovens.

De acordo com a pesquisa, Maceió aparece em quarto lugar com 33% dos caos. Em primeiro lugar na pesquisa está Fortaleza (67%), seguida de Belo Horizonte (66%), Salvador (40%), Vitória (30%), São Luís (28%) e Belém (28%).

No geral da pesquisa, 42% dos alunos afirmam ter sofrido algum tipo de violência no ambiente escolar. O estudo, obtido pelo jornal Folha de São Paulo, foi produzido em 2015 pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Ministério da Educação (MEC) e a Organização dos Estados Interamericanos (OEI) com jovens entre o 6º ano e o ensino médio.