Arapiraca

Tarcizo Freire e outros políticos mudam de partido

Por 7 Segundos 16/03/2016 19h07

Com vistas às eleições deste ano, a ser realizada no primeiro turno em 2 de outubro e o segundo turno no dia 30 do mesmo mês, o prazo para mudar de partido vai até o dia 2 de abril. Alguns deputados já mudaram de filiação.

Exemplo disso foi o que ocorreu nesta quarta-feira (16), com o deputado estadual Tarcizo Freire. Ele deixou a legenda do Partido Socialista Democrático (PSD) e se filiou, em Brasília, ao Partido Progressista (PP), ao lado do presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira e o senador alagoano Benedito de Lyra, do mesmo partido.

Já o deputado estadual Bruno Toledo deixou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e se filiou ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). A mudança de filiação aconteceu nessa terça-feira (15) em Maceió.

Vereadores que já mudaram de legenda


A vereadora Aurélia Fernandes também mudou de partido. Ela deixou o PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro - pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Aurélia Fernandes recebeu e aceitou o convite do empresário Ricardo Barreto, filiado ao partido.

Com a nova sigla, a vereadora que é de oposição em Arapiraca ainda não definiu, nem anunciou oficialmente se, de fato, vai ser candidata à prefeita de Arapiraca.

Por outro lado, o vereador Moisés Machado também mudou de partido. Ele se desfilou do Partido Socialista Democrático (PSD) e migrou para o Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas permanece na situação em apoio ao grupo da prefeita Célia Rocha, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Como também a vereadora Graça Lisboa (Professora Graça), que foi para o PTB, deixando o PSD.

Assim como o presidente da Câmara Municipal de Arapiraca (CMA), vereador Márcio Marques, que deixou o Partido Socialista Cristão (PSC) e foi para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

O vereador Edvânio Correia, o Edvânio do Zé Baixinho, saiu do PROS, e Josias Albuquerque do PSD para o PTB. A vereadora Fabiana Pessoa era do PPS (Partido Popular Socialista) e hoje pertence ao Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Data das Eleições

O 1º turno acontecerá no dia 2 de outubro de 2016 e o 2º turno no dia 30 de outubro de 2016. O calendário das Eleições Municipais de 2016 no Brasil foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 10 de novembro de 2015. As eleições de 2016 são para prefeito, vice-prefeito e vereador.

Data e Eventos

4 de maio de 2016  - Final do prazo para os eleitores solicitarem a inscrição ou alterações do título eleitoral.

5 de julho de 2016 - Data limite para os partidos e coligações registrarem seus candidatos.

3 de agosto de 2016 - Último dia para o eleitor fora do seu domicílio eleitoral requisitar a 2ª via do título eleitoral.

22 de setembro de 2016 - Data limite para o eleitor, no seu domicílio eleitoral, solicitar a 2ª via do título de eleitor.

2 de outubro de 2016 - Primeiro Turno (das 8h às 17h - horário local)

30 de outubro de 2016 - Segundo Turno (das 8h às 17h - horário local).