Arapiraca

Vereador publica nota de apoio aos trabalhadores

Por 7 Segundos 16/03/2016 10h10
Vereador publica nota de apoio aos trabalhadores

O vereador Júlio Cezar da Silva (PSB) vem publicamente repudiar a forma arbitrária, desrespeitosa e antidemocrática da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios, que não compreendeu a importância e negou um direito constitucional dos trabalhadores da educação de fazerem adesão à greve nacional de três dias que ocorre de 15 a 17 de março em todos os municípios brasileiros numa luta da categoria em defesa da educação pública no País. Por mais que apelassem foi autorizado apenas 1 dia de paralisação, segundo o Sinteal.

Ao meu ver, o mais grave neste episódio, é o fato dos profissionais da rede pública municipal de educação serem impedidos de um direito constitucional e ainda assim serem “ameaçados” caso descumpram o determinado pelo gestor da pasta, secretário, Luiz Lobo, de terem seus salários cortados em 25%, conforme denunciou o Sinteal. Essa decisão não é apenas um absurdo, mas também um abuso de poder.

É uma pena que a educação, considerada instrumento de transformação de uma sociedade seja tratada de tal forma. É preciso reconhecer que a luta dos trabalhadores da educação tem sido fundamental para alcançar muitas conquistas nesta área, embora ainda estejamos muito distantes da escola pública que queremos.

Reformar ou construir escolas é muito importante, porém nada é mais importante do que reconhecer o papel e a importância dos trabalhadores, seus direitos, motivação, valorização e condições de trabalho dos profissionais. Todavia, atitudes como estas mostram tão somente que estamos na contramão da história, daí o meu repúdio publicamente e o meu incondicional apoio a estes trabalhadores.