Alagoas

Crianças comem no chão por falta de estrutura em escola

Por 7 Segundos 14/03/2016 11h11

Uma foto publicada nas redes sociais de crianças que estudam na Escola Municipal João José de Melo, localizada no Povoado Riacho da Jacobina, zona rural de Belo Monte, no Sertão de Alagoas, provocou indignação e revolta por parte de alguns internautas. 

A foto que foi publicada pela direção da própria escola mostra as crianças lanchando no chão. Rita de Cássia, mãe de um aluno publicou um comentário na internet afirmando que além da falta de um local adequado para fazer a refeição as crianças também brincam expostas ao sol em um pátio sem cobertura.

“Tenho um grande respeito por todos que fazem a Escola Municipal João José de Melo . Mas como mãe estou surpresa e insatisfeita, pois, as crianças estão comendo no chão e brincando em um pátio completamente exposto ao sol quando essa escola tem espaço suficiente pra ter um refeitório e um pátio coberto”, afirmou em um comentário postado no Facebook.


O comentário da mãe provocou uma reação negativa por parte de um servidor da Secretaria Municipal de Educação afirmando que a mãe deveria agradecer por morar em Traipu, onde as escolas não oferecem um ensino de qualidade e muitos pais de outras cidades matriculam os filhos em Belo Monte.

“Será que ao fazerem o planejamento dessa reforma tiveram a preocupação de pensar no bem estar dessas crianças? Será que os profissionais que trabalham na escola tem formação pedagógica suficiente para trabalhar com educação”, questionou a mãe do aluno.

Secretaria de Educação 

Kleberton Jerry Batista, secretário municipal de Educação de Belo Monte, lamentou toda essa repercussão nas redes sociais. Ele explicou que a escola recentemente passou por uma reforma  e no projeto de ampliação está previsto uma área de lazer que servirá como refeitório.

“Iniciamos a reforma em janeiro. Trocamos pintamos a escola, trocamos a madeira e agora estamos na fase de ampliação da cozinha”, explicou.

Ele afirmou que enquanto o local não é construído os alunos lancham na sala de aula e esporadicamente fazem o lanche no local onde as fotos foram tiradas.

O secretário disse ainda que os recursos para a ampliação e reforma são reduzidos e por isso as etapas estão sendo realizadas gradativamente. “ Em nenhum momento a direção da escola quis desrespeitar os direitos dos alunos. Entendo também a preocupação dessa mãe, e garantimos que vamos construir essa área para o refeitório dos nossos alunos”, informou.