Alagoas

Semarh e CPLA firmam parceria para projeto de irrigação no Canal do Sertão

Por Redação com Assessoria 07/03/2016 21h09

Com objetivos comuns de tornar o perímetro irrigado do Canal do Sertão funcional para agricultura familiar e investimentos, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) pleiteou junto ao secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ,Alexandre Ayres, a viabilização do projeto de irrigação para exploração da atividade leiteira. Em reunião, nesta quarta-feira, 2, o secretário confirmou a ação em pró da agricultura familiar do município de Piranhas.

Além de melhorar a convivência dos produtores com a estiagem, a política hídrica do projeto irá beneficiar cerca de 20 pequenos produtores com aporte de crédito através da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) para incentivar a produção agropecuária ao longo do Canal. A CPLA levantou, à pedido do secretário Alexandre Ayres, que assumiu a gestão do Canal junto com à Seinfra e Seagri, o número de produtores que atuam no raio de 10 quilômetros do Canal para materialização das ações em Piranhas.

No total 500 produtores de leite foram identificados, segundo informações do presidente Aldemar Monteiro. “Precisamos tornar a região mais funcional, principalmente para agricultores que sofrem pela falta de pontos de irrigação em períodos de seca. O governo demonstrou sensibilidade e irá aportar recursos, oferecendo capacitação para o manejo da água e medidas de manutenção do serviço”, explicou. A estimativa do secretário é aplicar R$ 400 mil no projeto.

Um grupo de produtores de quatro associações do município de Piranhas esteve em Maceió para tratar do assunto. Há 6 meses associadas à CPLA, o grupo pediu urgência na viabilidade do projeto: “Temos cerca de 130 produtores, distribuídos em propriedades bem próximas ao Canal, vivendo na expectativa do início do projeto. Nossa produção ultrapassa a quantia de 400 litros/dia e só tende a ser melhorada com a exploração do perímetro irrigado”, disse presidente da Associação dos Produtores de Leite de Piranhas.

Demanda

As principais demandas relatadas pelos produtores da região do Canal do Sertão serão elencadas no projeto a ser elaborado em parceria com o Sebrae/AL. A missão, segundo Aldemar Monteiro, é coordenar os trabalhos de forma integrada. “Sabemos que a orientação do governador Renan Filho é encontrar alternativas que permitam o uso imediato das águas e a atividade leiteira precisa disso para não comprometer o fluxo produtivo quando falta abastecimento hídrico. O projeto é a única saída nesse caso”, relatou Aldemar à Alexandre Ayres.