Arapiraca

Santo da igreja católica será tema de quadrilha junina

Por 7 Segundos 06/03/2016 12h12
Santo da igreja católica será tema de quadrilha junina
- Foto: Redes sociais

A história de São João Batista  que pregava a vinda do Messias e que batizou Jesus Cristo nas águas do rio Jordão será retratada por meio da dança, da música, e do vestuário dos integrantes da quadrilha juninas Novo Syillo, da Vila São José, comunidade rural de Arapiraca. 

Os integrantes da quadrilha junina  mergulharam em uma pesquisa religiosa, histórica e cultural para interpretar essa  história milenar e que faz parte da propagação do Cristianismo no mundo. O principal desafio é transmitir durante o tempo da apresentação da quadrilha as principais passagens da vida do santo católico.

O presidente da quadrilha Novo Styllo, Leonardo Barbosa, disse que desde o processo da escolha do tema até a coreografia, os participantes da quadrilha junina se reúnem periodicamente para traçar um cronograma de ações que envolve cerca de seis meses antes do período junino. “Ficamos muito ansiosos e precisamos correr contra o tempo para que no dia da apresentação a gente possa encantar o público com a nossa alegria, disciplina e sincronia na dança”, afirmou o presidente.

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas quadrilhas juninas estilizadas é o orçamento financeiro para confeccionar todo o vestiário das quase trinta pessoas que se apresentam. “A quadrilha estilizada tem uma riqueza de detalhes na construção de cada peça, como as roupas, os adereços e calçados. O brilho das lantejoulas e purpurina nos tecidos, são características marcantes nesse tipo de vestimenta da quadrilha estilizada. Diferentemente do que acontece com as roupas da quadrilha matuta, onde o rústico e a simplicidade dominam os modelos das peças do vestuário”, explicou Leonardo.

O custo médio de gastos que uma quadrilha junina estilizada de Arapiraca tem para se apresentar durante as festividades juninas é de R$ 30 mil. Geralmente o apoio financeiro dos órgãos públicos não cobre nem a metade das despesas. Por isso, a comissão de organização da quadrilha corre contra o tempo na tentativa de conseguir patrocinadores e parceiros que ajudem a custear essas despesas. “Muitas quadrilhas já deixaram de existir por não conseguirem recursos financeiros. Mas não podemos desistir, temos 16 anos de existência e mesmo com todas as dificuldades que passamos durante todo esse tempo, amamos o que fazemos e vamos manter viva essa tradição tão significativa especialmente para o povo da Vila São José”, finalizou Leonardo Barbosa.

Veja, abaixo, uma apresentação da quadrilha Novo Styllo no shopping de Arapiraca.