Arapiraca

Antigo matadouro público de Arapiraca é demolido

Por 7 Segundos 02/03/2016 18h06
Antigo matadouro público de Arapiraca é demolido
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

O antigo matadouro público de Arapiraca, localizado às margens do Lago da Perucaba, no bairro Padre Antônio Lima Neto, começou a ser demolido na tarde desta quarta-feira (2).

Construído desde a década de 1970, o antigo matadouro funcionou em condições precárias por quase trinta anos. A demolição do prédio do matadouro só foi possível com a chegada de uma empresa frigorífica, a FrigoVale, que começou a operar na cidade no dia 15 de fevereiro.

Ao contrário do antigo matadouro público, a nova empresa privada terá capacidade de abater até dez mil cabeças de gado por mês em condições adequadas de higiene e dentro das exigências de inspeção de qualidade e que assinou contrato de 25 anos com a Prefeitura de Arapiraca.

A demolição do antigo matadouro atende a um Termo de Ajuste de Conduta da Prefeitura de Arapiraca com o Ministério Público.

A demolição foi acompanhada pelo prefeito, em exercício, Yale Fernandes (PMDB), secretário municipal de Agricultura, Rui Medeiros, entre outros secretários municipais.

De acordo com o prefeito Yale Fernandes, a área do antigo matadouro vai passar por uma análise do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) para a requalificação, o uso mais adequado ao solo e apropriado, depois de estudo técnico e ambiental.

"Hoje é um dia simbólico para Arapiraca porque o antigo matadouro atendeu por muitos anos a população da cidade, mas não atendia as exigências legais e sanitárias", ressaltou Yale Fernandes.

Veja vídeo do 7 Segundos que mostra parte da demolição do antigo matadouro público de Arapiraca: