Arapiraca

Filme vencedor do Oscar cita pedofilia em Arapiraca

Por 7 Segundos 29/02/2016 09h09
Filme vencedor do Oscar cita pedofilia em Arapiraca
- Foto: Divulgação

O filme "Spotlight: Segredos Revelados", que venceu o Oscar de melhor filme durante a cerimônia de premiação, realizada neste domingo (28), cita Arapiraca, no interior de Alagoas, como sendo uma das cidades onde foram descobertos casos de pedofilia dentro da Igreja Católica.

O município alagoano é citado no final do filme numa lista com vários outros lugares ao redor do mundo.

No filme, que é baseado em fatos reais, uma investigação do Boston Globe revela ao mundo 70 padres católicos de Boston que cometiam atos de pedofilia.


O caso de Arapiraca ficou conhecido em 2009, depois de uma grande reportagem realizada pelo jornalista Roberto Cabrini, para o Programa "Conexão Repórter" do SBT.

Na época, o escândalo chocou a cidade de Arapiraca, por expor nomes de grandes líderes religiosos da região, como do monsenhor Luiz Marques Barbosa, monsenhor Raimundo Gomes e padre Edílson Duarte.

Este último, que na época era pároco da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, confessou os crimes e assumiu ser homossexual. Em um de seus depoimentos a CPI da Pedofilia, padre Edílson aceitou a delação premiada e afirmou que várias testemunhas que negaram os fatos durante as investigações sabiam das orgias na Casa Paroquial.

Em 2011, os religiosos foram condenados a mais de 21 anos de prisão. Por serem réus primeiros, monsenhor Luiz Marques e padre Edilson aguardam julgamento em 2ª instância. Já o monsenhor Raimundo Gomes morreu em março de 2014, em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).