Agreste

Sem médicos e estrutura hospital vira descaso

Por 7 Segundos 25/02/2016 12h12

Internautas enviaram ao Portal 7 Segundos vídeos mostrando que boa parte da estrutura da Casa Maternal de Girau do Ponciano apresenta rachaduras em várias salas e além disso o necrotério da casa maternal não tem porta.

Nas imagens enviadas, há rachaduras na sala onde é realizado o atendimento de emergência, na copa. Sem a manutenção devida os profissionais de saúde temem que os problemas na parte estrutural da Casa Maternal se agravem e piore as condições sanitárias de trabalho.

Em uma das imagens, o leito onde são realizados exames obstétricos está completamente enferrujado aumentando o risco de infecção. 

O registro também mostra  a sala de necrotério completamente sucateada, apresentando  ferrugem e exposta a qualquer ação de vândalos porque a porta está completamente destruída.  “Recentemente teve um óbito de uma criança e tivemos que ficar com o corpo na sala de emergência porque não tínhamos como colocar no necrotério”, denunciou outro servidor público municipal.

Os denunciantes revelaram também que os médicos contratados pelo município estão com os salários atrasados e por isso parte deles não estão motivados ao trabalho, reduzindo inclusive o número de internação. Segundo as denúncias os pacientes são encaminhados aos hospitais de Arapiraca. “Enquanto a emergência fica lotada de pessoas a espera de atendimento os leitos estão vazios”, denuncia um funcionário.

Por outro lado, a secretária municipal de Saúde, Aruska Magalhães afirmou ao Portal 7 Segundos que já existe um projeto de reforma das unidades hospitalares de Girau do Ponciano, por meio do engenheiro da prefeitura. Ela disse, ainda, que as emendas parlamentares não contemplam hospitais de média e alta complexidade, o que dificulta a realização de obras com a falta de recursos.

"Os recursos do governo federal são insuficientes e não cobrem um quinto dos investimentos que são feitos pelo município, no entanto temos realizado reformas no hospital", declarou Aruska Magalhães.

Sobre a porta que falta no necrotério, a secretária de Saúde disse que a Secretaria Municipal de Obras já colocou a porta na terça-feira desta semana. O 7 Segundos conversou também com o diretor administrativo do Hospital Municipal, Joseanes Damasceno, que reafirmou o que disse a secretária.

Girau do Ponciano faz parte da 7ª Região da Saúde e, segundo a secretária, o município participou de uma série de reuniões com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para traçar investimentos através de planos estaduais que contemplam investimentos em hospitais municipais.

A Prefeitura Municipal de Girau do Ponciano mantém informações com fotos na página oficial do hospital no Facebook, que pode ser conferida aqui.