Arapiraca

Diretoria do Lar de Nazaré fala sobre obras sociais

Por 7 Segundos 15/02/2016 12h12
Diretoria do Lar de Nazaré fala sobre obras sociais
- Foto: Reprodução

Após a morte do Monsenhor Aldo de Melo Brandão, em fevereiro do ano passado, as suas obras sociais passaram por inúmeros problemas. Uma briga entre partes tem impedido o funcionamento do Complexo Aldo de Melo Brandão, do qual fazem parte instituições como a Casa da Menina, uma creche, uma fábrica de doces, uma serraria e outros estabelecimentos.

O Complexo pertence, burocraticamente, a Escola Profissional Lar de Nazaré, localizado na cidade de Penedo, no Baixo São Francisco alagoano. De acordo com a administradora da instituição, Maria Solange Raposo Costa, depois que o Monsenhor Aldo faleceu, os trabalhos das instituições em Arapiraca foram interrompidos, alguns imóveis que eram de patrimônio da instituição de Penedo, em Maceió e Arapiraca, foram vendidos pela diretoria anterior e não foi prestado contas à diretoria atual.

“Há alguns meses, a direção do Lar de Nazaré foi acusada de entrar na Justiça exigindo o prédio onde funcionava o complexo, mas tudo não passou de uma mentira para colocar o povo de Arapiraca contra a instituição de Penedo. A casa da Menina foi fechada e os prédios, totalmente deteriorados, estavam sendo utilizados de forma gratuita”, relatou Maria Solange.

De acordo com Solange, que presta serviços à instituição há mais de 20 anos, pouco antes de sua morte, Monsenhor foi à Penedo e entregou em suas mãos toda a documentação do complexo de Arapiraca, dizendo que este patrimônio estava em nome do Lar de Nazaré.

“O Monsenhor Aldo disse que confiava em mim para que não deixasse mais dilapidarem os bens que pertencem ao Lar de Nazaré, porque já haviam retirado alguns bens que pertenciam à instituição. Na ocasião, ele me disse que estava sendo pressionado para doar as obras sociais”, disse Maria Solange.

Débitos e desvios

Ao ser formada uma nova diretoria, em 2013, ficou constatado alguns débitos e a dissolução de alguns patrimônios da Instituição. Esse problema foi solucionado com a dedicação dos membros.

Um dos recursos que mantinha o complexo em Arapiraca e as obras de Penedo, como o Lar de Nazaré e a Casa da Menina, era a ajuda dos sócios da revista “O Mensageiro”, mas, segundo Maria Solange, após a morte do religioso, as verbas deixaram de ser repassadas para Penedo e sem nenhuma prestação de contas.

“Em 2014, a matriz solicitou aos responsáveis pela Casa da Menina a prestação de contas, para que pudesse ser feita a Declaração de Imposto de Renda do Lar de Nazaré, mas este pedido nunca foi atendido. Tivemos que cancelar, portanto, a conta que a Casa da Menina utilizava. Conta esta que estava em nome do Lar de Nazaré”, disse.

De acordo com a administradora, os advogados do abrigo já iniciaram uma pequena investigação administrativa para que se possa conhecer o real valor líquido da revista “O Mensageiro” e para saber o destino que está sendo dado ao dinheiro arrecadado.

Estrutura

Para manter o Lar de Nazaré funcionando, a diretoria resolveu conversar com os responsáveis que estavam utilizando os patrimônios para que chegassem a um acordo e dessem continuidade ao trabalho.

“Todo o patrimônio estava sendo utilizado gratuitamente, inclusive algumas casas que ficam no complexo. Fizemos uma proposta, mas esta não foi aceita”, falou Solange.

De acordo com ela, quando a diretoria recebeu os imóveis foi percebido que eles não estavam em perfeito estado de conservação e precisavam de reforma.

“Como as casas já estavam alugadas, entramos em um acordo com os inquilinos para que fossem feitas as reformas”, disse.

Casa da Menina

Com o fechamento da Casa da Menina, as internas foram encaminhadas para as instituições ligadas à Prefeitura Municipal de Arapiraca. De acordo com a secretária de Assistência Social, Anadja Gomes, as crianças com idade de 0 a 7 anos foram levadas para o Abrigo Anjo Letícia e as com idade entre 7 e 14 anos foram levadas para o Abrigo Maria das Neves. 

Prestação de contas

A equipe de reportagem do Portal 7 Segundos entrou em contato com a direção da revista "O Mensageiro", presidida pela radialista Rejane Barros, que negou as acusações feitas pela administradora do Lar de Nazaré. Segundo ela, o valor arrecadado pela revista servia para manter a estrutura do Complexo Aldo de Melo Brandão, em Arapiraca.

Rejane informou, ainda, que no próximo sábado (20), haverá uma reunião aberta para realizar a prestação de contas da revista e também da Rádio Comunitária.