Brasil

Entretenimento doméstico: o que mudou?

Por Assessoria 12/02/2016 11h11
Entretenimento doméstico: o que mudou?
- Foto: ilustração

Há tempos o televisor deixou de ser um mero eletrodoméstico de função informativa e recreativa. Cada vez mais sofisticado, este aparelho vem acompanhando os avanços tecnológicos da era digital e também as importantes transformações ocorridas com o advento da globalização. As transformações sociais que surgiram com a chegada da Internet fizeram com que a TV se ressignificasse

Assistir televisão não é mais a mesma coisa das épocas de Telefunken. Não, um clássico de futebol tornou-se muito emocionante com o surgimento da tecnologia 4k. Não é mais necessário ir ao cinema para desfrutar de uma imagem ampliada, graças às TVs de LCD, disponíveis em muitas polegadas, é possível assistir àquele filme com pipoca no conforto do lar e ainda ganhar em qualidade de imagem e som ampliado pelo Home Theater.

A telinha multifacetada substitui as telas de computador, com uma simples conexão Bluetooth é possível assistir aos vídeos disponíveis na web de maneira mais cômoda. Programações das mais variadas vêm sendo desenvolvidas para o promissor público aficionado pelas séries, novas temporadas e diferentes abordagens procuram oferecer aos telespectadores um conteúdo inteligente e atualizado com o seu mundo real e as suas demandas por entretenimento. Uma gama impressionante de conteúdo direcionado para públicos específicos cresce de forma exponencial, os programas gastronômicos e tutoriais nas mais diversas áreas fazem com que a TV esteja cada dia mais presente no dia a dia das pessoas, especialmente, com o desenvolvimento de produtos que marcas como, por exemplo, a Sony tem feito neste mercado de televisores. 

As crianças também são contempladas com todo esse avanço. Os programas infantis são variados e convidam as crianças a interagir, criando um espaço de substituição à interação humana. Apesar de o conteúdo ser mais didático comparando-se com outras épocas, é importante ressaltar que estes pequenos consumidores do entretenimento televisivo também estão passando muito mais tempo em frente à TV, um fenômeno importante que deve ser avaliado com atenção. Os jogos de videogames também são um sucesso entre as crianças e adolescentes – às vezes, também entre os adultos! – a produção de jogos variados associados à alta qualidade da imagem 4K faz do jogo uma experiência interativa que permite um total envolvimento com a atividade. 

Esta nova fase da TV é realmente uma revolução no mundo do entretenimento, cumpre um papel importante não somente no mercado de produtos direcionados, mas também na vida das pessoas. A TV está mais conectada com as demandas dos seus telespectadores, está alinhada com as mudanças na sociedade e cria um espaço interessante de interação que vai para além do sujeito passivo, contribui para uma saudável e menos estressante.