Brasil

Ministério da Saúde paga até 50% menos às drogarias

Por 7 Segundos 10/02/2016 12h12
Ministério da Saúde paga até 50% menos às drogarias
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Diversos medicamentos estão disponíveis aos cidadãos através do "Farmácia Popular", mas a queda no repasse por parte do Ministério da Saúde às drogarias conveniadas ao programa pode interferir no lucro dos estabelecimentos e nos preços de alguns remédios.

Para manter o programa funcionando, o Ministério da Saúde teve que reduzir em até 50% esses repasses.

Como estes estabelecimentos recebiam subsídios para vender os medicamentos com descontos de até 90%, o corte pode gerar em um aumento significativo nos valores para os usuários.

Atualmente, o programa "Farmácia Popular" beneficia cerca de 8,8 milhões de pessoas em todo o país. Em dezembro do ano passado, o governo federal quase encerra por falta de dinheiro.

Apesar do valor de alguns medicamentos ser repassado para os clientes, o lucro das farmácias e drogarias serão menores, como explica o empresário arapiraquense Everton Santiago Maia.

"Alguns medicamentos são repassados aos usuários de forma gratuita, como os destinados ao tratamento de asma, hipertensão e diabetes. Como houve diminuição na verba federal, os empresários terão que se virar para conseguir lucrar alguma coisa", disse.