Agreste

Limoeiro usa planta para combater Aedes aegypti

Por 7 Segundos com assessoria 05/02/2016 17h05
Limoeiro usa planta para combater Aedes aegypti
- Foto: Assessoria

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceira com as secretarias de Saúde e Educação do município, estará lançando nos próximos dias a campanha “Limoeiro Livre do Aedes Aegipty”. A campanha reitera a mensagem de que o combate ao mosquito Aedes Aegipty depende da participação de todos, reforçando a importância de evitarmos o seu nascimento.

A iniciativa manifesta a união de gestores e comunidade para participar de ações conjuntas que vão de campanhas de conscientização nas escolas à distribuição gratuita de mudas da Crotalária, planta conhecida por combater o transmissor da Dengue, Chicungunya e Zika Vírus. Limoeiro é a primeira cidade de Alagoas a incluir a planta no combate ao Aedes. "É importante deixar claro que a Crotalária nos ajudará a diminuir a proliferação do mosquito, mas a única maneira eficaz de combatê-lo é localizando e eliminando os seus criadouros, por isso é importante o trabalho dos agentes de endemias e saúde e a conscientização da população", destacou o Prefeito Marlan Ferreira.

Na última quarta-feira (3), o Vice-Prefeito João Boró e os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, de Educação e Saúde se reuniram para discutir o lançamento da campanha, com data ainda a ser definida. O evento contará com a participação de gestores e colaboradores que atuam principalmente na saúde e educação do município, que acompanharão palestras sobre o combate ao vetor, em especial com o uso da Crotalária.

"Antes mesmo do alerta dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Governo Federal, que declarou guerra ao mosquito, o trabalho de combate já vem sendo intensificado desde o ano passado em Limoeiro de Anadia. Recentemente um mutirão foi realizado na cidade, envolvendo agentes comunitários, Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros", expressou a Secretária de Saúde, Glauciane Veiga.

A PLANTA



Preocupada com o avanço descontrolado dessas doenças no país, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia saiu na frente e no último dia 29 de janeiro, o secretário de Agricultura, Marcelo Rodrigues, esteve na cidade pernambucana de Petrolina, onde adquiriu as sementes da planta. O processo de produção das mudas da Crotalária já foi iniciado e serão distribuídas gratuitamente à população.

A Crotalária tem o poder de atrair predadores do mosquito Aedes Aegipty e pode ser cultivada em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios. “A planta é um inimigo natural, ela atrai a Libélula, que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti é um dos seus pratos preferidos”, explica o Secretário de Agricultura.