Baixo São Francisco

Lavagem do Rosário vai acontecer nesta sexta

Por 7 Segundos com assessoria 03/02/2016 15h03
Lavagem do Rosário vai acontecer nesta sexta
- Foto: Assessoria

A tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Rosário será realizada nesta sexta-feira (5), que antecede o carcanal. O evento está marcado para ter início às 19h.

Para o secretário de Cultura de Penedo, Hugo Menezes, a lavagem das escadrias da Igreja do Rosário é um espetáculo de música, flores e perfume.

“É uma forma simbólica de agradecer aos deuses para que todos tenham um ano repleto de graças e que curtam o carnaval com responsabilidade e muita paz”, disse Hugo Menezes.

Em mais uma edição da festa, a Prefeitura de Penedo, através da Secretaria de Cultura promete levar muita alegria às ruas do Centro Histórico da cidade.

Além da cerimônia das Águas de Oxalá, os foliões vão pular ao som do frevo, no percurso entre as praças Jacome Calheiros e Marechal Deodoro. A prévia carnavalesca começa a partir das 19h, com a concentração na Praça Clementino do Monte, seguindo pela Getúlio Vargas, até o QG da Folia.

O resgate dessa tradição secular e de raízes africanas, ocorreu em 2005, na primeira gestão do prefeito Marcius Beltrão com a cerimônia das Águas de Oxalá, com o ritual da lavagem e o cortejo que sai da Igreja Senhor dos Pobres, até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

História

A lavagem nas igrejas é uma tradição de origem portuguesa, absorvida pelo sincretismo africano. O ato chegou ao Brasil durante o império. Segundo a pesquisadora Cristina Sanches, o povo fazia penitências e promessas aos santos de maior adoração, varrendo, enfeitando e zelando das igrejas.

A cerimônia das Águas de Oxalá consiste de uma procissão representando a viagem de Oxalá, que foi acometido por injustiças durante todo o percurso de sua jornada ao Reino de seu filho.

O ritual afro simboliza uma homenagem a esse orixá (divindade), com rezas, cantos e oferendas. Em localidade escolhida, e com muita água de cheiro, vão lavando e varrendo todo o ódio, inveja, fome, doenças e injustiças, pedindo misericórdia e perdão pelos atos cometidos”, relata um trecho da sua análise.

Sanches ainda explica em sua pesquisa que a padroeira das Irmandades dos Pretos (escravos e libertos), é Nossa Senhora do Rosário, que também é a padroeira da cidade do Penedo. No interior da igreja, encontram-se santos brancos e negros. Ali se fazia penitência e procurava-se adaptar a cultura negra à religiosidade branca. Em decorrência, a Igreja do Rosário construída pela Irmandade dos Homens Pretos tornou-se o solo sagrado do africano no Penedo.


Programação do evento de sexta-feira (5), a partir das 19h

– Desfile das Baianas;
– Batucada Unidos do Bairro;
– Tadeu e Seus Bonecos;
– Bloco Boneca Raquel;
– Desfile do Bloco Sulamita;
– Bloco Penedo Fitness e Orquestra VK;
– Bloco Lá Vem Ela;
– Bloco do Comerciário (Saída da Santa Luzia);
– Orquestra Frevo Jatobá Jazz Frevo (Palco);
– Orquestra Frevo Temperado (subindo e descendo);
– Orquestra Frevo Folia (subindo e descendo);