Arapiraca

Arapiraquense terá nova correção de redação

Por 7 Segundos com assessoria 03/02/2016 17h05
Arapiraquense terá nova correção de redação
- Foto: Arquivo 7 Segundos

O juiz federal Flavio Marcondes Soares Rodrigues, no exercício da titularidade da 8ª Vara Federal, em Arapiraca, determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP) faça uma nova correção da prova de Redação, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de candidato de Arapiraca.

A redação redigida por Luiz Felipe Alves Pereira, no prazo de 30 dias, atendendo as limitações e singularidades inerentes a uma pessoa portadora de necessidades especiais. Luiz Felipe é portador de Hidrocefalia e Paralisia Cerebral Diplégica Estática (CID 10 G801) código referente à paralisia.

O caso de Luiz Felipe Alves Pereira teve repercussão nacional a partir de matéria pública no Portal 7 Segundos em 11 de janeiro deste ano. A matéria completa está no quadro "Saiba Mais".

Entenda o caso

Indignação, revolta e desapontamento por um sistema que não tem uma avaliação diferenciada e específica para portadores de necessidades especiais. Esse foi o sentimento da jornalista Mônica Nunes, mãe de Luiz Felipe Alves, 18 anos, diante do resultado da nota da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Luiz Felipe Alves, mora em Arapiraca, distante 123 km da capital Maceió .

Os avaliadores do Enem deram nota zero ao candidato, anulando qualquer expectativa para ingressar em uma universidade, por meio do Sistema de Seleção Unifcada (Sisu).

Luiz Felipe possui hidrocefalia congênita uma doença que acumula líquido dentro do crânio, provocando problemas como pouca força muscular, déficit de atenção e declínio no desempenho escolar. Mesmo com todas as dificuldades eles foi alfabetizado aos 8 anos e concluiu o ensino médio aos 20 anos.