Alagoas

Detran anuncia modernização no sistema de multas em Alagoas

Por Redação com Agência Alagoas 02/02/2016 17h05
Detran anuncia modernização no sistema de multas em Alagoas
Processos de registro de multas ganharão mais celeridade e precisão em Alagoas em junho

Os processos de registro de multas ganharão mais celeridade e precisão em Alagoas. A partir de junho de 2016, o Departamento de Trânsito (Detran) implanta um novo sistema tecnológico que permitirá a consulta de informações sobre veículos e registro de multas em tempo real: o Talonário Eletrônico de Multas (TEM). Mais moderno, o software ficará ligado à base de dados do Detran, garantindo grande redução nos índices de autos de infração inconsistentes no Estado.

Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Detran já está desenvolvendo o projeto com a realização de simulações em pontos estratégicos do Estado, eliminando de forma gradativa o talonário de papel. A expectativa, segundo o diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, é que até o mês de abril o novo sistema de TEM seja amplamente apresentado à sociedade.

“Além de pôr fim ao uso do papel, a adesão do Talonário Eletrônico vai agilizar os procedimentos de documentação das multas em todo o Estado. É uma ação pioneira em Alagoas, como o sistema ficará ligado à base de dados do Detran, as infrações dos autos serão realizadas automaticamente pelos agentes de trânsito, que vão contar com equipamentos modernos, como smartphones e tablets”, explica Gouveia.

Paralelo ao trabalho de atualização do software, o diretor-presidente destacou ainda que o Detran Alagoas contará com o apoio de mil policiais militares atuando como agentes de trânsito nas cidades. Fruto do convênio firmado com a PM-AL no ano passado, a ideia é que ainda em junho de 2016 as atividades entrem em vigor.