Litoral

Providenciada titularidade da nova área do aeroporto de Maragogi

Por Redação com Agência Alagoas 28/01/2016 20h08
Providenciada titularidade da nova área do aeroporto de Maragogi
Nova área mostra que o processo está em pleno andamento. (Foto: Setrand)

O aeroporto de Maragogi terá nova área para sua construção. Conforme informado recentemente pela Secretaria de Aviação Civil, o primeiro sítio escolhido, que consta no projeto inicial do aeroporto, encontra-se em desconformidade com o modelo que atualmente é exigido pelo órgão, precisando, dessa forma, ser modificado.

Por essa razão, a SAC elaborou um novo estudo de seleção de sítios, no qual a área definida previamente foi otimizada, sofrendo, assim, alterações devido a uma série de fatores como topografia, impactos ambientais e curva de ruídos, o que resultou em um novo espaço que ora dispõe de todos os pré-requisitos determinados pela SAC.

Em continuidade ao processo de viabilidade do aeroporto, a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pelas tratativas, está providenciando o pedido de cessão da área e a eventual emissão da titularidade do local escolhido junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que detém 90% da área definida pela SAC.

“Estamos acompanhando de perto todo o processo para que o aeroporto de Maragogi saia do papel e se torne, finalmente, realidade. Há muito tempo se fala desse aeroporto e a população, obviamente, espera por ele. Estarei em Brasília na próxima semana com o secretário Mosart Amaral, para que possamos cobrar celeridade do processo à SAC e para que possamos também tratar da cessão da nova área escolhida diretamente na sede do Incra”, declarou Andreia Estevam, superintendente especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano.

Ainda de acordo com a superintendente, o Governo do Estado está se antecipando e cuidando desde já dos projetos e estudos preliminares, usando como base referencial o projeto padrão da SAC, adequando-o à nova área escolhida.

“Não existe obra sem projeto. Acredito que ainda este ano teremos a titularidade da área escolhida e concluiremos o projeto básico para que, em 2017, sejam viabilizados os recursos necessários para a execução da tão esperada obra do aeroporto de Maragogi”, concluiu Andreia Estevam