Arapiraca

Crianças com microcefalia recebem assistência

Por 7 Segundos com informações da Sesau 24/01/2016 08h08
Crianças com microcefalia recebem assistência

Os casos de microcefalia continuam crescendo em todo o país. Em Alagoas a situação não é diferente e o estado já contabiliza a doença em 162 bebês. Arapiraca já tem 15 casos notificados com seis confirmações de microcefalia.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Arapiraca (SMS), Noélia Barbosa. declarou ao Portal 7 Segundos que as equipes do município estão definindo a estratégia de atendimento às famílias dos bebês com microcefalia.

"Estamos todos empenhados em dar a assistência adequada e imediata porque quanto mais cedo pudermos melhorar o lado cognitivo dessas crianças, menor será o grau de dificuldade que elas terão no futuro", afirmou Noélia Barbosa.

A superintendente também afirmou que o atendimento aos bebês e às gestantes está sendo realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Arapiraca.

Além disso, equipes multidisciplinares compostas de médicos neuropediatras, fisioterapeutas, enfermeiros, entre outros profissionais da rede pública de Saúde estão trabalhando em conjunto com prestadores de serviços conveniados com o SUS (Sistema Único de Saúde), a exemplo do Cenfra, Apae e Pestalozzi.

Exames e encaminhamento

Sobre a bateria de exames realizada nos bebês com microcefalia, a superintendente da Vigilãncia em Saúde de Arapiraca, Aglair Tojal da Silva Varjão, disse que dos 15 casos notificados no município seis deles são confirmados, uma vez que os bebês apresentam perímetro encefálico menor que 32 cm.

Os bebês fazem o teste da orelha, do pezinho, exame do coração para detectar o nível de sequela, tomografia computadorizada, entre outros acompanhamentos. Todo procedimento é registrado na Ficha Resp - Registro de Evento em Saúde Pública, além de um questionário de investigação para a microcefalia.

"Diante da situação emergencial da microcefalia o estado centralizou todo o atendimento em Maceió para que os dados não tenham nenhuma distorção de informação tudo está sendo feito na capital", explicou Aglair Tojal.

Alagoas

Em Alagoas, segundo o Centro Estadual de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs), 162 casos suspeitos de microcefalia estão sob investigação. Os dados constam do novo boletim emitido esta semana e apontam que 160 casos são de recém-nascidos e dois relacionados a fetos, detectados durante exames no pré-natal.



Os casos, ainda de acordo com as informações divulgadas pelo Cievs, foram computados depois que o Ministério da Saúde decretou situação de emergência em saúde pública de importância nacional. Antes, no entanto, já haviam sido notificados três casos suspeitos de microcefalia em Alagoas. O estado permanece na quinta posição entre os demais do país.

O estado foi dividido em dez regiões que englobam os 102 municípios. Arapiraca faz parte da VII Região com os municípios de Belo Monte, Coité do Nóia, Campo Grande, Girau do Ponciano, Major Izidoro, Traipu e São Sebastião. Essa região tem um total de 22 caos de microcefalia.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recomenda ainda que após a realização da tomografia, é necessária a avaliação de neuropediatras, geneticistas e oftalmologistas, para que seja confirmado ou descartado o caso de microcefalia.

Segundo o Protocolo Estadual elaborado por técnicos da Sesau, a criança diagnosticada com a anomalia também deve ser submetida a um ecocardiograma, a uma ultrassonografia de abdômen e sua audição deve ser avaliada, assim como o fundo dos olhos.