Alagoas

Governo de Alagoas entrega Central de Videomonitoramento

Por Redação com Agência Alagoas 21/01/2016 14h02
Governo de Alagoas entrega Central de Videomonitoramento
Com inauguração da Sala de Videomonitoramento, Governo investe em tecnologia para propiciar segurança a todos aqueles que entram nas oito unidades do Sistema Prisional

O governo de Alagoas inaugura nesta sexta-feira (22), a partir das 10h, a Central de Videomonitoramento e vários equipamentos que irão modernizar e melhorar as condições de trabalho aos servidores penitenciários, conforme prevê a Lei de Execuções Penais. O evento no Sistema Prisional, situado na BR-104, KM 01, contará ainda com a presença gestor da Seris, coronel PM Marcos Sérgio.

Ao todo, 440 câmeras foram instaladas em áreas estratégicas do Sistema. Toda movimentação dentro e fora das unidades é monitorada em tempo real pelos profissionais da Central de Videomonitoramento, 24 horas, diariamente. Qualquer atitude suspeita flagrada pelas câmeras, como a presença de materiais ilícitos e princípio de tumulto, é comunicada aos gestores dos presídios e autoridades da Seris. A intenção é assegurar a ordem e disciplina em todas as unidades.

O analista chefe do Centro de Monitoramento Eletrônico, Rosivaldo Camelo, lembra que houve uma seleção para formar a equipe de trabalho e, posteriormente, um treinamento intensivo para monitorar as câmeras com eficiência. “Estamos prontos para prever crimes, antecipá-los e combatê-los. Os equipamentos têm tecnologia de alta precisão que permitem uma intervenção rápida, inclusive no escuro. Além disso, podemos arquivar as imagens para analises futuras”.

 Outro marco importante é a aquisição de trinta carabinas calibre 5.56 mm e 120 pistolas calibre.40. Em 2015, a Seris já havia viabilizado cem espingardas calibre 12. De acordo com o chefe de Gestão Penitenciária, coronel PM Marcos Lima, os armamentos otimizam o trabalho dos agentes penitenciários. “Pela primeira vez o Sistema Prisional recebe armamentos próprios, essenciais para o trabalho daqueles se dedicam diuturnamente para promover a ressocialização”.

Também foram adquiridos cinco scanners de volume de mão (Raio-X) para manter o controle dos objetos que entram nos presídios, um trator para os serviços de limpeza e manutenção, além de um micro-ônibus para agilizar a locomoção dos servidores e gerar economia para o Estado. “Todos esses são investimentos vitais para que a lei seja cumprida e, consequentemente, os custodiados sejam reintegrados socialmente”, afirma o secretário Marcos Sérgio de Freitas.

No total, foram investidos R$ 1,6 milhão com a Central de Monitoramento e demais equipamentos para o Sistema Prisional. Os recursos são ordinários do Estado e financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento e Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal (Bird/Procofins).