Arapiraca

Crianças com autismo recebem doação de brinquedos

Por Redação com Ascom Arapiraca 20/01/2016 21h09
Crianças com autismo recebem doação de brinquedos
- Foto: Ascom Arapiraca

A dona de casa Eliane Cristina Pereira da Silva Oliveira, mãe do pequeno Benício, de apenas oito anos de idade, demonstrou toda sua alegria, na manhã desta quarta-feira (20), nas dependências do Espaço Trate, com a entrega de brinquedo para seu filho especial que tem autismo.

“Esse é um momento mais que especial. Meu filho Benício antes não gostava de brincar, mas depois que recebeu o presente ele mudou completamente. Estou muito feliz com essa iniciativa”, disse emocionada Eliane Cristina Pereira, que, junto com outras mães e pais de crianças com autismo, participou da entrega dos brinquedos.

A psicóloga Ana Paula Rios, uma das diretoras do Espaço Trate Autismo de Arapiraca, disse que a iniciativa faz parte de parceria com a empresa Ri Happy.

Ela adiantou que os brinquedos com pequenas avarias são selecionados e separados para doação às crianças. O gerente da empresa entregou 42 brinquedos na manhã desta quarta-feira.

Outra mãe que não escondeu sua alegria foi a dona de casa Maria Sandra dos Santos, mãe de José Gabriel dos Santos, de oito anos de idade.
“É gratificante ver pessoas que se importam com meu filho e, também, com as outras crianças aqui do Espaço Trate”, declarou Maria Sandra dos Santos.

O estabelecimento foi inaugurado no ano de 2011, durante a gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa e agora está sendo fortalecido com as ações da gestão da prefeita Célia Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O Espaço Trate atende 50 crianças, sendo o primeiro estabelecimento público do gênero no Brasil e ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), para o atendimento a crianças com autismo.

O local é dotado de modernas instalações em ambiente climatizado, e os profissionais trabalham com o Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras (Picturing Exchanging Communication System), entre outras atividades lúdicas e especializadas no tratamento dos autistas.