Litoral

Ufal tem garantido terreno para construção do Campus Litoral

Por Redação com Ascom Ufal 18/01/2016 14h02
Ufal tem garantido terreno para construção do Campus Litoral
Reitor Eurico Lôbo entrega projeto do Campus Litoral ao prefeito Ormindo Uchôa

A entrega oficial do terreno de 5,8 hectares, onde será construído o Campus Litoral, aconteceu na última sexta-feira (15) e marca a concretização da última etapa do projeto de interiorização da Universidade Federal de Alagoas, iniciado há 11 anos. A área foi doada pela Prefeitura de Porto Calvo, em cerimônia festiva, com a participação de autoridades, servidores e pessoas da comunidade, que comemoraram a presença da Ufal na região.

“A partir de agora, a Ufal se consolida nos quatro cantos do Estado e, acredito, que cada investimentos feito na educação possibilitarão a melhoria na qualidade de vida da população e darão perspectiva de um futuro mais digno para nossos jovens. A Ufal já está instalada, ofertando cursos presencias, em oito municípios e, em breve, será a vez de Porto Calvo. O projeto já está pronto e o próximo passo é buscar os recursos para concretizar a obra”, reforçou o reitor pro tempore Eurico Lôbo, destacando o trabalho da superintendente de Infraestrutura da Ufal, Nélia Callado, e sua equipe.

O reitor disse que a solenidade marca a entrega oficial do terreno, que passa a integrar o patrimônio da Ufal. “Trabalhamos desde o início da nossa gestão e conseguimos pactuar com o MEC [Ministério da Educação] o quantitativo de 155 novos servidores, sendo 70 professores e 85 técnicos de nível médio e superior”, anunciou.

Eurico Lôbo comemorou mais essa conquista para a sociedade alagoana e afirma que tem mantido um diálogo aberto com a nova reitora Valéria Correia e com a bancada federal em prol desse projeto.

“Ainda ontem [quinta-feira], conversei com a professora Valéria e pedi a ela, como pesquisadora da área de assistência social, que abrace esse projeto e busque o apoio da bancada. É preciso que todos se unam em torno da Universidade, entendendo que a região norte ainda detém o pior IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] do Estado e é fundamental que tenhamos o apoio e o compromisso da bancada federal para superarmos esses desafios”, destacou.

O prefeito Ormindo Uchôa disse que será a maior obra para a cidade. “Trata-se da Universidade Federal de Alagoas em Porto Calvo, que vai trazer mais oportunidade para nossos jovens e trará desenvolvimento para toda região norte do Estado, com os cursos da área de engenharia”, anunciou.

Eixo das exatas

O terreno está localizado na Fazenda Santo Amaro, bem próximo do Centro da cidade, e, lá, serão construídas as instalações do novo campus, que vai abrigar o eixo das exatas, com a oferta de três cursos de engenharia – Civil, Mecânica e Elétrica – e duas licenciaturas, Física e Matemática. “Pensamos o projeto do Campus Litoral visa a dar maior potencialidade às áreas escolhidas, compondo um eixo fundamental na área de exatas. Há uma compatibilidade entre os cursos aprovados e, com isso, vamos ganhar na operacionalidade, em conceito e em todos os elementos necessários para o sucesso do novo campus”, revelou Eurico Lôbo, lembrando que a próxima etapa será um desafio para a nova gestão.

O reitor destaca ainda a importância da parceria entre os poderes que possibilitou a chegada da Universidade no litoral norte. “A Ufal tem a parceria do Poder Público Municipal, na pessoa do prefeito Ormindo Uchôa, que teve sensibilidade e visão de futuro ao abraçar a Universidade e, tenho certeza, que teremos apoio do governo estadual e do governo federal, que tem sido grande parceiro, e toda bancada federal. Quero fazer uma referência à participação extremamente positiva do senador Renan Calheiros, que foi decisiva no processo de negociação com o MEC”, revelou Eurico Lôbo.

Conquista

Às vésperas de encerrar seu mandato de quatro anos à frente da gestão da Ufal, Eurico Lôbo, comemora mais essa conquista da Universidade. “Tenho certeza que nos próximos quatro anos teremos um novo cenário aqui na região norte e, especialmente, em Porto Calvo, com alunos, professores e técnicos desenvolvendo e produzindo ciência, buscando melhorar os índices sociais da região. Mas, para isso, precisamos do engajamento de todos. Já discutimos esse projeto com a nova gestão e, estou certo, de que a nova reitora encampará esse projeto, tendo sensibilidade política e entendendo a importância para a comunidade da região norte”, pontuou.

O secretário de Educação do Município, Bruno Uchôa, destacou o marco na história de Porto Calvo. “A implantação da Ufal será uma obra gigantesca e, meu ver, vale mais que qualquer outro empreendimento. Teremos ampliação e melhoria nos serviços do município, trará desenvolvimento, geração de emprego e renda e, sobretudo, formará profissionais”, destacou, ao agradecer o empenho do reitor Eurico Lôbo e de todos que fizeram parte desse projeto.

O deputado federal Givaldo Carimbão também esteve presente à solenidade e ressaltou o trabalho do reitor à frente da Ufal. “Quero destacar o trabalho deste homem, Eurico Lôbo, com quase 40 anos de funcionalismo público federal e que tem tido uma atuação muito marcante para Alagoas. Tenho a satisfação de ter acompanhado e participado do processo de expansão da Universidade desde a gestão da professora Ana Dayse [Dorea, reitora honorária], quando Eurico era vice-reitor. E, a partir de agora, a nova reitora [Valéria Correia] assumirá a missão de buscar apoio da bancada federal para conseguir os recursos necessários para garantir a construção da obra e o funcionamento da instituição. Eu me coloco à disposição, como membro da bancada, para apoiar a Ufal nesse projeto”, finalizou.