Alagoas

Educação empossa novos diretores da rede estadual no dia 18

Por Redação com Agência Alagoas 13/01/2016 20h08
Educação empossa novos diretores da rede estadual no dia 18
De um total de 312 unidades de ensino, 211 elegeram novos diretores. (Fotos: Valdir Rocha/Ascom Seduc)


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) empossa segunda-feira (18), 580 diretores gerais e adjuntos de escolas estaduais para o biênio 2016/2017. Eleitos em novembro do ano passado, os novos gestores já foram nomeados no Diário Oficial do Estado (DOE) e serão empossados em solenidade que será realizada às 14h30, no Centro Cultural e de Exposições, Sala Ipioca, em Jaraguá.

O anúncio foi feito em reunião nesta quarta-feira (13), envolvendo a Superintendência de Rede da Seduc e as 13 Gerências Regionais de Educação (Geres).Dentro da programação da solenidade de posse está prevista a palestra do educador Mozart Neves Ramos, ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ex-secretário estadual de Educação de Pernambuco e autor do livro "Educação Sustentável",

Segundo Antonina Goes, supervisora de gestão compartilhada da Seduc, entre os novos gestores que serão empossados na próxima segunda-feira, dois foram eleitos por integrantes de comunidades indígenas, no interior do Estado. Eles vão dirigir duas escolas indígenas que pertencem à rede pública estadual, localizadas em Palmeira dos Índios e Pariconha.

Formação - Antonina Goes disse ainda que o próximo passo após a posse é a oferta de um curso de formação para os novos gestores, o qual deve acontecer no período de 15 a 19 de fevereiro. O curso visa capacitar os diretores para a prática da gestão democrática, abordando aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e de relacionamento com a comunidade estudantil. “Por isso, essa formação é de fundamental importância para todos os gestores”, afirma.

Dentro do processo de gestão democrática, a escolha dos diretores é feita pela comunidade estudantil: professores, servidores, alunos e pais de alunos. De um total de 312 unidades de ensino, 211 elegeram novos diretores.