Alagoas

Vacinação contra a febre aftosa em Alagoas ultrapassa 96%

Por Redação com Agência Alagoas 06/01/2016 16h04
Vacinação contra a febre aftosa em Alagoas ultrapassa 96%
Cobertura vacinal em Alagoas contra a febre aftosa foi acima da média exigida pelo Ministério (Foto: Adaílson Calheiros)

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) anunciou uma cobertura vacinal de 96,57% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado. O índice foi obtido na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2015, realizada em novembro passado.

Segundo dados do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidrago), foram vacinados 1.158.638 animais de um rebanho geral vacinável de 1.199.807 cabeças.
Ainda de acordo com o levantamento, 43.773 criadores alagoanos, o que corresponde a 90,48% do total geral do Estado, declararam a vacinação dos animais nos escritórios do órgão de defesa.

A Adeal informou que todas as três Unidades Regionais de Sanidade Animal e Vegetal (URSAV) tiveram uma cobertura vacinal superior à exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é de 80%. Em Arapiraca o índice foi de 95,75%; Santana do Ipanema 96,31% e em União dos Palmares 98,51%.

"Mantivemos a cobertura vacinal acima da média. O criador alagoano fez o papel dele vacinando e declarando. Foi uma índice expressivo, que garante a sanidade do rebanho bovino e bubalino de Alagoas”, comemorou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.

Segundo ele, o criador que não vacinou e não declarou será notificado e autuado pelo órgão de defesa agropecuária. “Sem regularizar a situação junto a Adeal, ele fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e comercializar os animais”, finalizou.