Arapiraca

Lojas fecham mais cedo no último dia do ano

Por 7 Segundos 31/12/2015 16h04
Lojas fecham mais cedo no último dia do ano
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

A movimentação de consumidores no comércio de Arapiraca caiu na tarde desta quinta-feira (31), último dia do ano e véspera de feriado, e muitas lojas começaram a fechar as portas a partir das 15h30, mais cedo do que o previsto pelas entidades do comércio.

A maior parte das lojas que fecharam as portas, no meio da tarde, comercializam móveis e eletrodomésticos, como também produtos de cama, mesa e banho. Lojas de telefonia celular também fecharam as portas mais cedo.

O fotógrafo do Portal 7 Segundos percorreu um dos principais corredores comerciais de Arapiraca, na Praça Manoel André, e registrou lojas fechando e outras completamente fechadas.

Poucas pessoas também foram vistas com sacolas nas mãos andando pelo calçadão ou simplesmente fazendo compras de última hora. Ao contrário do feriado véspera do Natal em que as lojas ficaram abertas até às 18 horas ou mais para atender a quantidade de consumidores que faziam as compras de última hora. O horário de abertura do comércio até as 18h foi determinado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindlojas) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL).

No calcadão da Rua Aníbal Lima as lojas de roupas e acessórios permaneceram abertas. Mesmo assim a movimentação de pessoas que circulavam por lá era menos intensa do que no período do Natal, em que as lojas em geral ficaram abertas até as 18 horas, conforme cronograma do Sindlojas.

Campanha natalina

Este ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL) focou na campanha Natal da Felicidade para aquecer o comércio da cidade até a data natalina. Com os gastos no período, o arapiraquense suspendeu as compras para evitar mais dívidas.

O Portal 7 Segundos ligou durante a tarde para as duas entidades representantes dos lojistas, porém os telefones tocaram mas ninguém atendeu para falar sobre o fechamento das lojas, que tomaram iniciativa própria pelo fraco movimento do dia.

A dona de casa Maria de Lourdes Soares, 54 anos, já estava indo para casa depois de ter ido trocar uma mercadoria no centro comercial.

"Vim aqui só para trocar um presente que ganhei no Natal, mas já estou indo para casa para preparar a nossa ceia de Ano Novo que fazemos para a família e os amigos", relatou Maria Soares.

Saldão de fim de ano

Para aproveitar a queima do estoque muitas lojas já estão se preparando para realizar o 'saldão' de fim de ano e vender os produtos que ficaram armazenados nos depósitos. A oferta por um preço mais barato vai acontecer no sábado, 2 de janeiro de 2016.

Já as lojas de confecções que permaneceram abertas no comércio de Arapiraca nesta quinta-feira, último dia do ano, aproveitaram o movimento fraco para já anunciarem as promoções do dia. Cartazes foram colocados na frente das lojas anunciando descontos de até 25% para blusas e vestidos.

O Arapiraca Garden Shopping, no bairro Santa Edwiges, também fechará as portas às 18h. Dessa forma, os comerciários que trabalham pesado durante todo o ano poderão ir para casa mais cedo e se preparar para a virada de 2015 para 2016 com mais tranquilidade.

O Portal 7 Segundos encerra esta matéria desejando a você, leitor, um 2016 de paz, saúde e de muitas notícias neste ano que logo se inicia.