Baixo São Francisco

Exposição "Barcos à Vela" abre festa de Bom Jesus

Por Redação com Assessoria 30/12/2015 13h01
Exposição 'Barcos à Vela' abre festa de Bom Jesus
Telas ficarão expostas na Praça Comendador Peixoto - Foto: Rafael Medeiros - penedofm.com.br

A programação oficial da festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo terá início na noite da próxima segunda-feira, 04, com a exposição “Barcos à Vela”, que será realizada na Praça Comendador Peixoto, defronte ao supermercado KI-Barato, no Centro do município ribeirinho.

Três artistas se doaram para transmitir através das artes plásticas, suas percepções com o santo protetor dos beiradeiros e remeiros. As tinturas também possuem relação com a secular Penedo.

Eles receberam panos de barcos à vela para serem transformados em grandes telas, que ficarão expostas na Praça Comendador Peixoto e, em seguida, vão colorir o Rio São Francisco, chamado carinhosamente pelos ribeirinhos de Velho Chico.

O artista plástico, artesão e escultor da terra ‘Tadeu e Seus Bonecos’, reconheceu como sendo um momento de valorização da arte e do ser. “Esta é uma grandiosa oportunidade para nós. Parabenizo e agradeço os envolvidos nesta ação”, destacou o artista de 52 anos que mostrou sensibilidade com o pincel e a tinta em seis panos de vela.

Outro artista que vai mostrar sua relação com Penedo e o Bom Jesus dos Navegantes é Dório Feitosa. Usando técnicas de óleo sobre tecido, o artista começou a pintar a Imagem do homenageado, relacionada ao Mestre Eduardo (in memoriam). Por anos ele comandou o Guerreiro Treme Terra em diversas apresentações, durante a programação cultural da festa.

Para o secretário de Cultura Hugo Menezes, a festa é democrática e todos os segmentos artísticos devem e podem ganhar espaço. “A festa além de ser religiosa, também é cultural. Todas as expressões artísticas terão espaço para mostrar seus talentos. A pintura, o sentimento que os pincéis e a tinta podem transmitir vão contribuir para o sucesso do evento. Convido todos para prestigiar a maior manifestação cultural e religiosa de Alagoas. São três programações, Religiosa, Cultural e Artística, todos terão espaço”, enfatizou Menezes.