Capital

Homem que dá volta ao mundo de bicicleta chega a Maceió

Por Redação com assessoria 29/12/2015 15h03
Homem que dá volta ao mundo de bicicleta chega a Maceió
Maio de 2011. Ilha de Flores ? Indonesia: crianças nativas dão as boas vindas na chegada de Pablo

Pablo García, de 42 anos, ex-guia de turismo em Alagoas, está a mais de 14 anos dando a volta ao mundo de bicicleta. Nasceu em Buenos Aires, Argentina, e já viajou mais de 144 mil km somando todos os continentes por onde passou.

O objetivo desta demorada viagem é interagir com as diferentes culturas do mundo, mas também mostrar que não há sonhos impossíveis.

Atualmente, o “Forest Gump” da bicicleta está no Brasil, com destino a seu país natal para concluir a viagem. Porém, para verdadeiramente completar a tão desejada volta ao mundo, encontra-se na reta final, chegando ao ponto de partida, a estaca zero, na cidade de Maceió, Estado de Alagoas, onde iniciou a sua jornada no dia 09 de junho de 1999, cheio de esperanças.

Sua história e sua viagem

Na década de 1990, Pablo Garcia deixou sua terra natal para se radicar na cidade de Maceió, onde trabalhou na área do turismo com sucesso; mas a entediante rotina o impulsionou a procurar a aventura, pois não se sentia feliz.

Viajando pelo mundo montado na sua bicicleta, Pablo conviveu com pessoas dos 103 países que percorreu. Ele costumava se hospedar nas residências das pessoas interessadas em fazer intercambio cultural com viajantes, o que facilitou seguir na sua longa aventura. Para isto, anteriormente fazia os contatos pela internet. No Oriente Médio simplesmente batia na porta de qualquer casa pedindo licença para acampar, mas no mesmo instante era convidado para se hospedar e conviver com a família, por estes motivos Pablo considera os Muçulmanos o povo mais hospitaleiro do mundo. Desta forma, nesta longa jornada, tem sido testemunha da pobreza, da riqueza, e sobre tudo da generosidade infinita.

Na viagem ocorreram situações desagradáveis, onde quase perde sua vida, quando no país africano Kenia, num assalto, foi atacado por um grupo armado de facões. Ou quando se perdeu num dos lugares mais quentes do mundo, o inóspito deserto de Danakil em Djibouti. Ou quando procurando por um local para acampar interrompeu uma operação de tráfico de drogas em Iran.

Sua terceira bicicleta que adquiriu em Israel, pesa 85 kg, tem 27 velocidades, alforjas impermeáveis e um selinho especial de gel. Em seu equipamento leva barraca, saco de dormir, uma boca de fogão a gasolina, panelas, ferramentas, câmeras de ar de reserva e uma bomba de ar, entre outras coisas. Segundo sua experiência adquirida, esta é a maneira perfeita de viajar de bicicleta pelo mundo. É saudável, barato, não contamina o meio ambiente e dá liberdade, autonomia, se detendo ou continuando quando bem quer. Pablo não gasta mais que 20 ou 25 reais por dia.

Pablo no Brasil e por Sul-américa (o fim da viagem)

No mês de Agosto deste ano, Pablo entrou ao Brasil pelo Peru, desde a selva amazónica. Embarcado pelo Rio Amazonas em todos os trechos, dirigiu-se a cidade de Belém, onde reiniciou sua pedalada pela região norte e nordeste do Brasil.

Apos passar por Alagoas, seguirá em direção à Bahia, Brasília e Mato Grosso. Contudo, pretende visitar Bolívia, Chile e finalmente Argentina, objetivando chegar a Ushuaia, cidade conhecida como “O fim do mundo”. Espera percorrer no total15 mil km, e concluir sua viagem em 2017 na cidade de Buenos Aires.

Fotografias dessa viagem podem-se encontrar na sua página da internet www.pedaleandoelglobo.com. No site também estão postadas todas as coberturas jornalísticas dos lugares onde passou, vídeos, crônicas de viagem, comentários de pessoas que conheceu, etc.

Pablo conta com mais de 400 horas de filmagem de trechos da sua viagem. No ano 2011 publicou um livro sobre a primeira metade da aventura, e em 2013 editou um vídeo documental destacando seu recorrido pelos lugares mais extraordinários: África, Oriente Médio, Índia, Tailândia, Tibete, Austrália e Alaska. Ele vende estas publicações para auxiliá-lo a financiar esta corajosa empreitada.

Chegada de Pablo à Maceió

Pablo esta prestes a concluir a realização do seu grande sonho: “Pedalar o Globo”.

Após literalmente, dar a volta ao mundo, o corajoso ciclista estará chegando em Maceió no dia 30 de dezembro do corrente ano, às 15:30, na Barraca “Rincón Argentino”, no Bairro de Jatiúca (frente ao Hotel Maceió Atlantic Suites), onde um grupo de conterrâneos e antigos amigos o estarão recepcionando.