Alagoas

Alagoana campeã de paracanoagem busca apoio

Por Redação com Assessoria 28/12/2015 16h04
Alagoana campeã de paracanoagem busca apoio
Alagoana Silvana Santos - Foto: Divulgação

A atual Campeã Brasileira de Paracanoagem, na modalidade KL1 – A – Fem, Silvana Santos, Alagoana de Girau do Ponciano, está em Alagoas até o próximo dia 9 de janeiro de 2016, para um curtíssimo período de férias e descanso junto aos seus familiares em Maceió e no interior.

Única mulher entre os seis membros permanente da Seleção Brasileira de Paracanoagem, treina diariamente na raia olímpica da USP (CEPEUSP), se preparando para o mundial na Alemanha.

Além do campeonato nacional conquistado no fim de 2014, o saldo conta ainda com a primeira colocação em duas edições anteriores da Copa Brasil. Em 2015 repetiu o bicampeonato. Agora é treinar muito para poder buscar a vaga para as paraolimpíadas no Rio em 2016, no mundial da Alemanha em maio do ano que vem, e da Copa Brasil em fevereiro próximo.

Silvana é destaque competindo pela classe A, divisão funcional dos competidores que só se utilizam do braço e do movimento do ombro para impulsionar a embarcação. A paracanoagem ainda divide os atletas em outras duas categorias, a partir do nível de mobilidade. Na classe LTA, utiliza-se para remar o tronco e as pernas. Na TA, apenas o tronco e os braços. As embarcações também variam conforme largura, peso e comprimento.
Histórico

Foi para são Paulo aos 14 anos para tratar de sua deficiência no Hospital das Clinicas da USP, vivendo de favores em vários lugares de parentes de amigos.

A sua história de sofrimento, dificuldades e superação é tamanha que em razão de encontrar-se distante da terra natal desde a sua pré-adolescência, e mesmo antes, em Alagoas, foram de incontáveis barreiras, mas também de muitas esperanças e conquistas.

Após sofrer a lesão que lhe tirou o movimento das pernas, Silvana encontrou no esporte a saída para sua recuperação e para uma vida mais ativa e saudável. Ainda se adaptando à cadeira de rodas, começou praticando o basquete. Em 2009, por convite de um amigo, participou de campeonatos regionais de atletismo e natação. Acumulou medalhas em todas essas oportunidades, contando mais de 60. Completou um ano de dedicação exclusiva à paracanoagem em setembro deste ano. E os resultados já impressionam.

Busca por patrocínio

Silvana precisa urgente de um patrocinador que custeie todas ou parte das suas despesas pessoais, profissionais, de gestão da sua carreira, transporte e adaptação, saúde, marketing esportivo, equipamentos e acessórios, assessoria de trabalho, tratamentos odontológicos, viagens, hospedagens, alimentação, entre outras necessidades individuais e de sua eventual equipe de trabalho.