Alagoas

HGE recebe 19 recém-nascidos com suspeitas de microcefalia

Por Redação com Agência Alagoas 28/12/2015 13h01
HGE recebe 19 recém-nascidos com suspeitas de microcefalia
Bebês com suspeitas de microcefalia foram submetidos à tomografia computadorizada do crânio no HGE

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Alagoas (CIEVS/AL) contabilizou 19 crianças submetidas à tomografia computadorizada do crânio até o último dia 23 de dezembro no Hospital Geral do Estado (HGE). A medida se deve a possível relação do zika vírus com os casos de microcefalia.

De acordo com informações de nota técnica do CIEVS/AL, o conhecimento acerca da infecção pelo zika vírus ainda está cheio de lacunas, seja no tocante à sua patogenicidade e características clínicas, seja em relação a potenciais complicações.

“Não há tratamento específico para a microcefalia, mas ações de suporte que podem auxiliar no desenvolvimento do bebê e da criança”, descreve a nota. Uma das ações, que considera a existência do quantitativo de casos notificados, é o encaminhamento de recém-nascidos notificados ao CIEVS para a realização da tomografia computadorizada do crânio.

Essas ações acontecem em articulação com os municípios de residência dos casos, sendo o CIEVS o responsável pelo agendamento. As 19 crianças que passaram pela tomografia são residentes nos seguintes municípios alagoanos: Maceió (6), Coqueiro Seco (1), Pilar (1), Viçosa (1), Atalaia (1), Arapiraca (1), Estrela de Alagoas (1), Palmeira dos Índios (1), Santana do Ipanema (3) e Pão de Açúcar (3).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do CIEVS, mantém articulação constante com as equipes de vigilância dos municípios com casos notificados, ressaltando a importância e a necessidade da investigação e do acompanhamento dessas crianças. Por meio dessas equipes, também está sendo organizada a logística com vista do encaminhamento das crianças para a tomografia e, em janeiro, para o neuropediatra, de modo a concluir a avaliação dos recém-nascidos.

Casos suspeitos

A criança só será atendida no HGE para a realização da tomografia se o agendamento for feito via CIEVS/AL, que fará o contato com a equipe de vigilância do município de residência da criança e esta fará o contato com a mãe da criança, conforme agendamento informado pelo CIEVS/AL. No caso de Maceió, o contato com as mães está sendo feito diretamente pelo CIEVS/AL.

Até o último dia 23 de dezembro de 2015, foram notificados 129 casos suspeitos de microcefalia, sendo 123 casos em recém-nascidos e seis casos intrauterinos. Os casos suspeitos de microcefalia, segundo município de ocorrência (serviço onde nasceu a criança), foram informados por serviços de Maceió (43), Santana do Ipanema (30), Palmeira dos Índios (13), Penedo (9), Arapiraca (12), Delmiro Gouveia (5), União dos Palmares (4), São Miguel dos Campos (3), Murici (1), Maragogi (1) e Coruripe (1).