Alagoas

Uneal consegue nota satisfatória e sobe em ranking

Por 7 Segundos 27/12/2015 11h11
Uneal consegue nota satisfatória e sobe em ranking
Sede da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca - Foto: Reprodução

As notas do Índice Geral de Cursos de 2014 das Instituições de Ensino superior (IES) de todo o Brasil, que foram divulgadas na última semana, colocaram a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em um patamar bem melhor do que a última avaliação, realizada em 2013.

A instituição saiu da nota 2 para a nota 3, considerada satisfatória para o Ministério da Educação (MEC).

O reitor da Uneal, Professor Jairo Campos, comemorou a conquista e afirmou estar bastante orgulhoso em uma publicação no seu perfil pessoal no Facebook.

"Este ano, depois de 5 anos de trabalho na reitoria, vimos o nome da Uneal sair das estatísticas nacionais negativas no que diz respeito aos indicadores de qualidade estabelecidos pelo MEC. A Uneal agora possui IGC 3", disse.

O reitor garantiu ainda a implantação do primeiro curso de mestrado da instituição já em 2016.

Veja a nota a publicação na íntegra : 

"Durante os 5 primeiros anos de meu reitorado (2010-2015), amarguei chacotas, ironias e reportagens pejorativas da imprensa alagoana em função da Universidade Pública alagoana que represento, com todas as dificuldades históricas já sabidas por todos, possuir Índice Geral de Cursos - IGC, inferior a 3. Este ano, depois de 5 anos de trabalho, de tomada de consciência da comunidade acadêmica: meus pares professores, meus queridos administrativos, sem falar no esforço de meus alunos de se saírem bem no ENADE, de alguns investimentos arrancados do poder público estadual... mais uma vez, de coração na mão, estive aguardando o resultado do MEC, vi o nome da Universidade Estadual de Alagoas-Uneal sair das estatísticas nacionais negativas, no que diz respeito aos indicadores de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Pois bem, ao contrário, desta vez, não vi o destaque cabido da imprensa e de algumas pessoas que, literalmente, quiseram infernizar a minha vida e a vida da Instituição pública que represento. Penso que a comunidade acadêmica precisa se orgulhar mais desse mérito coletivo. Quero dizer, portanto, que a Uneal agora possui IGC 3. Indicador considerado satisfatório pelo Mec, estaremos implantando o nosso primeiro mestrado em 2016, estaremos nos inserindo em várias políticas públicas do governo federal que antes não podíamos e avançaremos muito mais. Detesto essa tônica quanto pior melhor..., em certa medida e em alguns espaços comum em Alagoas. Sou de uma outra formação acadêmica, acredito nessa Instituição, acredito nas pessoas reais, tenho muito orgulho de ser reitor reeleito e, aos pessimistas de plantão, sinceramente, o trabalho faz isso. Muito feliz. Muito realizado... A Uneal está em festa, vive um novo momento... E não pararemos por aí, iremos mais longe... Aqui acordado pensando nas coisas e nos projetos pra 2016."   Jairo Campos.