Arapiraca

Escola de Arapiraca mobiliza alunos contra o Bullyng

Por 7 Segundos 24/12/2015 17h05
Escola de Arapiraca mobiliza alunos contra o Bullyng
- Foto: Cortesia / Karla Melo

Agressões verbais e até físicas. Alunos que discriminam outros por causa da cor da pele e da obesidade. Essas cenas são características do "Bullyng", termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica e que são frequentes na Escola Municipal Cônego Epitácio Rodrigues, na Vila São Francisco, zona rural de Arapiraca.

Para despertar um debate entre direção, professores, pais e alunos, a professora de português, Karla Melo, 30 anos, elaborou o projeto 'Todos contra o Bullyng' e mobilizou toda a comunidade da escola.

"O projeto é uma saída para vermos de perto o problema e tentarmos uma solução para essa questão da violência entre os alunos", disse Karla Melo.

Culminância e palestra

A professora do 7º ao 9º Ano, envolveu no projeto alunos e professores da Educação Infantil ao Nono Ano. A reunião de todos eles se dá por meio de um encontro denominado culminância e conrou com a presença da supervisora escolar, Maria Salete de Jesus, professores, alunos e convidados.

A última culminância deste ano aconteceu no sábado (19), durante toda a manhã, com a palestra do professor e psicopedagogo Gleydson Amaral, do quadro de professores da Secretaria Municipal de Educação, que falou sobre os riscos que o bullyng oferece à sociedade escolar.

Depois do debate sobre o bullyng, alunas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) apresentaram danças afrodescendentes para mostrar a cultura do negro e abolir a prática do racismo.

Além dessa apresentação cultural, o projeto teve recital de poemas, apresentação de cordéis, músicas, paródias, peça teatral, jogral e explicações sobre o que é o bullying e os tipos de alvo que ele atinge. 

Segundo a professora Karla Melo, o projeto pretende melhorar a prática da convivência na escola e integrar toda a comunidade pela construção de uma educação de qualidade e consciente de seu real papel que é o de educar o cidadão para um mundo melhor.