Arapiraca

Walmart estuda fechar lojas no Brasil

Por 7 Segundos 23/12/2015 17h05
Walmart estuda fechar lojas no Brasil
- Foto: Internet

Enquanto o Maxxi Atacado, em Arapiraca, mantém as vendas no varejo aquecidas, a Walmart estuda fechar 30 lojas no Brasil nas regiões Nordeste e Sul.

A notícia publicada no jornal Valor Econômico, do Grupo Folha, e divulgada pela Exame.com, do Grupo Abril, nesta quarta-feira (23), tomou o mercado econômico de surpresa.

Segundo a matéria, o Walmart possui 544 unidades no Brasil e o fechamento de 30 lojas representaria 5% das unidades da varejista no país.

No Nordeste, o Walmart é dono da rede Bompreço e, no Sul, das cadeias BIG, Nacional e Mercadorama.

Em nota à Exame.com, a empresa disse que "está constantemente revisando o seu portfólio e tomando decisões baseadas no que é melhor para o negócio e para os clientes.”

De acordo com a reportagem, em 2013 a empresa fechou 25 lojas, mas abriu outras 22 e demitiu funcionário.

Estratégias de mercado

Procurada pela reportagem do Portal 7 Segundos, a gerência do Maxxi Atacado em Arapiraca disse que não poderia se pronunciar sobre o assunto, apenas por meio da assessoria de comunicação do Walmart em São Paulo.

De toda forma, o Maxxi Atacado sofreu com a queda nas vendas pelo menos nos primeiros três meses desde que o Atacadão, do Grupo Pão de Açúcar, chegou à Arapiraca.

Com a concorrência, a empresa passou por modificações e mudou a estratégia de vendas. Fortaleceu o varejo, adiquiriu mais clientes e se mantém sem prejuízos no mercado.

Uma fonte do Portal 7 Segundos segundos garantiu que em Alagoas e, especificamente, em Arapiraca não há notícias de demissões, mesmo com a crise econômica que desestruturou o país desde abril deste ano, aumentando os juros e, consequentemente, a inflação.

Há mais de um ano que o Maxxi Atacado não abre as portas aos domingos, como antes fazia após sua inauguração, em outubro de 2009. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 21h.

A loja às margens da Rodovia AL-220 fica no bairro Arnon de Melo e teve investimentos iniciais de R$ 30 milhões em uma área de quatro mil metros quadrados.