Arapiraca

Uneal ofertará Mestrado em Letras para seus professores

Por Agência Alagoas 22/12/2015 10h10
Uneal ofertará Mestrado em Letras para seus professores
- Foto: Agência Alagoas

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) deu mais um passo para seu fortalecimento como Instituição de Ensino Superior. O projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Letras, com 15 vagas a serem disponibilizadas, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC).

Desta vez, o projeto aprovado foi decorrente de parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Estado do Paraná. As aulas deverão iniciar já no segundo semestre de 2016.

O programa possui duas áreas de concentração, em Estudos da Linguagem e Estudos Literários – que contemplam a pluralidade do perfil do corpo docente da Uneal na área de Letras. Serão ofertadas 15 vagas para os professores efetivos da Uneal, das quais oito são para a área de Estudos da Linguagem e sete para Estudos Literários.

O projeto do Dinter, cuja coordenação ficará a cargo do professor Juliano Desiderato Antonio, ainda contou com a colaboração dos professores Marisa Corrêa Silva, Márcio Roberto do Prado e Pedro Luís Navarro Barbosa, coordenador do PLE/UEM.

O Dinter terá o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para custeio das despesas com deslocamento e hospedagem dos professores da UEM, em missão na Uneal, e dos futuros doutorandos que assistirão aulas e participarão de atividades no campus da UEM, em Maringá.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, professor Cristiano Cezar, a Uneal caminha rapidamente para seu fortalecimento enquanto instituição de ensino superior. “Foi um projeto construído a várias mãos. Esperamos que em até quatro anos possamos passar a ofertar mestrado profissional em Letras. A missão é alavancar a Uneal com propostas próprias de Mestrado”, frisou o gestor.

Ainda de acordo com o pró-reitor, no primeiro semestre de 2016, será publicado o edital com os critérios para a seleção dos professores interessados. As aulas estão confirmadas para iniciarem já no segundo semestre.

O vice-reitor da Uneal, professor Clébio Araújo, mostrou-se satisfeito e empolgado com mais uma conquista da instituição. “A Uneal segue num crescimento vertiginoso e quem ganha com esses resultados conquistados nos últimos dias é a sociedade alagoana que terá a sua disposição uma universidade pública ainda mais forte”, destacou.

Já o reitor, professor Jairo Campos, reforçou o trabalho coletivo que começa a dar seus resultados. “A abnegação da nossa comunidade acadêmica mostra mais força quando trabalhada de forma conjunta. Para o próximo ano, outros projetos virão e, tenho certeza, outras tantas conquistas”, frisou.

Os trabalhos foram iniciados há pouco mais de quatro meses, quando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, professor Cristiano Cezar, visitou a Universidade Estadual de Maringá, com a finalidade de reunir-se com o reitor daquela instituição, Mauro Luciano Baesso, e com o vice-reitor, Júlio César Damasceno. Na ocasião, a Uneal obteve autorização para encaminhamento do projeto à Capes.