Oportunidades

Universidade abre inscrições para alunos da terceira idade

Por Redação com Assessoria 21/12/2015 19h07
Universidade abre inscrições para alunos da terceira idade
- Foto: Cortesia assessoria/Arquivo

A turma da terceira idade está cada vez mais provando que está ativa e pronta não só para ensinar mas também para aprender. Para estimular e proporcionar uma oportunidade especial às pessoas maiores de 50 anos de idade, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realiza na terça-feira, dia 22, a partir das 9h, as inscrições dos alunos interessados em participar da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uncisati), projeto do Programa Pró-Idoso, da Pró-Reitoria de Extensão.

Os novos alunos podem efetuar sua matrícula das 9h às 12h, no Espaço Digital, situado no terceiro andar do prédio sede, no Trapiche da Barra e devem levar CPF e documento de Identidade.

O valor do investimento é de R$ 20 . Lembrando que este montante é apenas para a inscrição. As aulas, que são gratuitas , iniciam na segunda-feira, dia 7 de março de 2016.

Oficinas

Aos estudantes será ofertada uma grade de oficinas que contempla aulas de informática básica, inclusão digital, meditação, medicina natural, equilíbrio e postura, envelhecimento ativo, qualidade de vida no envelhecimento, pintura em vidro, bijuterias, espanhol básico, inglês básico, motivação e prevenção do estresse.

Os alunos inscritos nas aulas de informática terão oportunidade de receber informações que visam desenvolver noções básicas de utilização do computador; na oficina de equilíbrio e postura serão trabalhadas a autoimagem corporal, posturas, equilíbrio e capacidade funcional através de atividades físicas direcionadas a promover a melhoria da qualidade de vida do aluno. Na meditação, que também está inserida entre os cursos é uma atividade da consciência mental que objetivará promover a concentração entre outros pontos.

As atividades das oficinas de artes contemplam o aprendizado de técnicas de pintura em vidro, montagem e acabamento de bijouterias utilizando a linguagem artística como forma de comunicação verbal e não verbal em prol da saúde mental dos participantes.

No caso das línguas estrangeiras como inglês e espanhol serão transmitidos conhecimentos básicos sobre o idioma e a cultura.

Nas oficinas de envelhecimento ativo, o aluno terá aula de disciplinas como: “Saúde Integral”, “ O Idoso em Sociedade” e “Cultura e Memória”.

A Uncisati

A Universidade Aberta à Terceira Idade – Uncisati, surgiu na Uncisal em 2006, como projeto de Extensão. Já formou dez turmas e proporcionou aos mais de 2800 formandos uma oportunidade de se socializar e também de adquirir novos conhecimentos na área da saúde, da tecnologia e das artes, estimulando a qualidade de vida e a capacitação dos alunos da terceira idade.