Brasil

Barbosa diz que governo irá propor idade mínima para aposentadoria

Por Redação com Rede TV 21/12/2015 18h06
Barbosa diz que governo irá propor idade mínima para aposentadoria

O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa disse, nesta segunda-feira (21), que há um "consenso crescente" sobre a necessidade de inclusão do critério de idade na concessão de aposentadorias.

Barbosa explicou que, em 2016, o governo quer mandar uma proposta de reforma da Previdência ao Congresso Nacional, e aprová-la para tornar o sistema previdenciário mais sustentável.

Ele ainda reforçou nesta segunda-feira que a direção da política econômica continua a mesma após assumir o comando da pasta no lugar de Joaquim Levy, com foco em ajuste fiscal e redução da inflação, em meio à reação negativa do mercado sobre sua nomeação.

Em teleconferência com investidores feita antes mesmo da sua posse, que ocorrerá às 17h, Barbosa procurou dissipar os temores do mercado com seu nome, visto como menos comprometido com o reequilíbrio das contas públicas.

A preocupação com um ajuste fiscal mais frouxo alimentava a alta do dólar e dos contratos de juros futuros nesta segunda-feira, com agentes apontando possível relutância do novo ministro em cortar gastos e aumentar impostos.

Durante a teleconferência, Barbosa repetiu o compromisso com a meta de superávit primário equivalente a 0,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016.

A respeito do câmbio, o novo titular da Fazenda afirmou que a ação do governo visa reduzir a volatilidade, apontando que o câmbio flutuante é melhor para absorver choques.

Ele também defendeu as reservas internacionais do país, hoje na casa de 370 bilhões de dólares, como um seguro contra choques internacionais, avaliando que elas não devem ser usadas para financiar investimentos.