Saúde

Evitar a amputação do pé diabético é um dos objetivos do Projeto Dezembro Verde

Por 7 Segundos com assessoria 19/12/2015 12h12
Evitar a amputação do pé diabético é um dos objetivos do Projeto Dezembro Verde
- Foto: Ascom HGE

Para quem tem diabetes os cuidados com a saúde dos pés são redobrados. Em alguns pacientes a falta de sensibilidade nessa parte do corpo pode provocar calos, rachaduras e até feridas que são a porta de entrada para as bactérias podendo causar graves infecções e até a amputação do pé. 

Preocupados com os casos de amputação do pé diabético um grupo de cirurgiões vasculares e angiologistas lançou o projeto “Dezembro Verde Para a Prevenção ao Pé Diabético”. O projeto teve início no último domingo (14) na praia de Ponta Verde, em Maceió, onde foram realizados mais de dois mil atendimentos com realização de testes de sensibilidade, aferição de pressão arterial e pesagem. Todo o atendimento foi realizado voluntariamente por uma equipe de profissionais médicos, enfermeiros e nutricionistas.

Um dos organizadores do evento, o médico vascular e angiologista, Josué Medeiros, afirmou  que em Alagoas cerca de 60% dos diabéticos amputavam o pé. Mas com a implantação de algumas políticas públicas, entre elas o serviço de angioplastia no Hospital Geral do Estado (HGE), no ano passado, esse número foi reduzido positivamente. “Com o trabalho desenvolvido no setor de angiologia conseguimos reduzir de 60% para 13% os números de pacientes com pé diabético amputados.

O médico revela que esse é um dado excelente, já que em países de primeiro mundo como os Estados Unidos, a média de amputação em pacientes com pé diabético é de 12% a 13%. “Mas o objetivo é reduzir cada vez mais para que ninguém precise amputar o pé em consequência da diabetes”, afirmou.

Josué Medeiros disse ainda que o projeto Dezembro Verde, foi lançado em Maceió, com a parceria do Hospital Geral do Estado (HGE), e a Endovasc e da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Alagoas (SBACV-AL), mas pretende chegar em todas as regiões de Alagoas. “Já desenvolvemos um trabalho de prevenção à diabetes e cuidados com o pé diabético em Penedo e por meio das parcerias com os órgãos ligados à saúde vamos expandir o Dezembro Verde durante todo o ano”, concluiu Medeiros.


Josué Medeiros fez um agradecimento aos médicos vasculares Cesar Ronaldo, Adriano Dionísio e Gregório Panazolee que também integram o projeto Dezembro Verde, e a todas as instituições e aos profissionais e acadêmicos de medicina que contribuíram voluntariamente para o lançamento do projeto.   

Pé diabético

O médico explicou que o pé diabético acontece quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. “Qualquer ferimento nos pés deve ser tratado rapidamente para evitar complicações que possam levar à amputação do membro. É preciso ficar atento a ardor e dormências. A pessoa com esses sintomas deve procurar atendimento médico a cada seis meses e, sempre analisar seus pés, os ferimentos devem ser tratados imediatamente”, completou.


Cuidados

A nutricionista nutricionista Tatiana Barbalho que participou do lançamento do projeto em Maceió, explicou que para evitar possíveis amputações dos membros afetados, a pessoa diabética precisa mudar seu estilo de vida. “A alimentação deve ser mais leve, sem gorduras, carboidratos em excesso e açúcares, os industrializados necessitam ser evitados ao máximo, a água abundante e os alimentos naturais usados em todas as refeições”, recomendou a
A atividade física precisa ser uma rotina do diabético, caminhadas, hidroginástica ou natação podem ser associados à musculação, por exemplo, para fortalecer os membros inferiores.

Calos, cortes, frieiras, rachaduras e manchas não devem ser colocados em segundo plano. Os pés precisam ser mantidos limpos, as unhas, sempre cortadas no formato quadrado com cantos levemente arredondados e sempre com a cutícula (diabéticos não podem retirá-las).
Também é importante não cortar calos e não usar abrasivos, as meias devem ser sem costuras, de algodão ou lã, os calçados fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos.