Agreste

Secretária não recebe servidores e chama a polícia

Por 7 Segundos 17/12/2015 18h06
Secretária não recebe servidores e chama a polícia
- Foto: Cortesia

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia passaram o dia desta quinta-feira (17), na sede do órgão, reivindicado o pagamento do salário de novembro, mas não foram recebidos pela secretária Rafaella Brasil, que ainda chamou à polícia.

Enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde não se sentiram intimidades com as presença dos policiais militares, que conversaram com os servidores de forma gentil. No entanto, os servidores ficaram indignados com a atitude da secretária de Saúde, Rafaella Brasil.

A vereadora Eliene Martins (PRP) acompanhou a ocupação dos servidores e disse à reportagem do Portal 7 Segundos que ficou surpresa com a atitude da secretária.

"Chamar a polícia demonstra falta de humildade para falar com os servidores e abuso de poder. Antes de a polícia chegar eu tentei falar com a secretária e, por meio de uma funcionária, ela mandou dizer que não atendia ninguém", desabafou a vereadora.

Cerca de cinquenta profissionais que estavam no prédio da secretaria, depois de conversarem com os policiais, decidiram, em consenso, deixaram o prédio no final da tarde desta quinta-feira com o compromisso de reocuparem a secretaria nesta sexta-feira (18), até receberem o salário de novembro.

A reivindicação dos servidores, além do apoio da vereadora Eliene Martins, tem o respaldo dos sindicatos ligados à categoria.

Recurso federal

Segundo os servidores, o recurso federal destinado ao pagamento dos servidores já teria sido depositado na conta do município no início de novembro, porém ainda não havia sido repassado aos servidores.

Eles enviaram à redação do 7 Segundos foto do Portal do Transparente comprovando o repasse do governo federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), ao município de Limoeiro de Anadia.

O documento mostra dados de transferência de recursos até o mês de novembro no valor de R$ 63.161,00.

Assessoria 

De acordo com a assessoria de comunicação de Limoeiro de Anadia, a verba federal depositada em novembro é referente ao pagamento do mês de outubro. E que até esta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde ainda não tinha repassado os recursos relativos ao pagamento dos servidores que trabalham nas Equipes de Saúde da Família.

A assessoria informou também, que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Consems) entrou com uma representação judicial contra a União pelo atraso desse recurso.

"A gestão municipal espera que uma decisão judicial possa ser proferida urgentemente em favor dos municípios para que o pagamento seja efetuado o mais breve possível", comunicou a assessoria do município.