Agreste

Professores reivindicam pagamento de salário

17/12/2015 06h06
Professores reivindicam pagamento de salário
Ilustração - Foto: Traipu notícia

Receber o salário em dia é direito de todo trabalhador e dever dos gestores municipais. Mas o que está garantido na Constituição Federal não é cumprido em muitas prefeituras alagoanas. A situação se torna mais absurda quando os recursos para o pagamento dos servidores públicos são oriundos de verbas federais, que nesse caso, não dependem dos cofres municípios para manter os pagamentos em dia.

Mas na prefeitura de Traipu os servidores da educação precisam quase que mensalmente realizar mobilização e protestos para poder receber o pagamento do salário.

Cansados de esperar professores municipais se reuniram na tarde dessa terça-feira (14) na sede do Sinteal Núcleo Traipu, no Centro da cidade, para discutir o não cumprimento do acordo estabelecido entre o sindicato e o município. Segundo o Sinteal, no acordo, a prefeitura se comprometeu em efetuar o pagamento no máximo até o dia 10, mas não vem cumprindo este prazo.

A professora Maria Aurea explicou que os recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) são depositados rigorosamente na conta do município nos dias 10, 20 e 30 de cada mês, portanto não há justificativa para o atraso. “Hoje já são 16 e boa parte dos professores não recebeu nem novembro nem o décimo terceiro”, denunciou a professora.

Para protestar contra o descaso da administração pública em Traipu servidores da educação afixaram vários cartazes na porta do sindicato com as seguintes frases: “Prefeita de barriga cheia, servidores de barriga vazia”, “Queremos o nosso salário no mês trabalhado”, entre outras frases.

Estranheza

Segundo o sindicato a secretária municipal de Educação, Sandra Sena,   teria justificado o atraso porque estaria efetuando o pagamento dos salários por setores , como por exemplo, o setor da educação infantil, da educação menor e do ensino fundamental. Mas o que causa estranheza é que parte dos professores desses três setores recebeu e outra parte não. “Não sabemos que critério eles utilizam para pagar a uns e outros não”, afirmou um professor.

Outras denúncias

Os professores receberam a informação de que todos os servidores que trabalham na Secretaria Municipal de Administração já teriam recebido o salário de novembro e até o décimo terceiro salário. Ainda segundo denúncia dos professores a secretária municipal de Administração é irmã da prefeita Conceição Tavares, e por esse motivo o pagamento está garantido. Além disso,  na mesma secretaria trabalham o filho, o genro e outros parentes e amigos da gestora municipal.

O portal 7Segundos  tentou entrar em contato com as secretárias municipais de Educação e de  Administração , mas os telefones não completavam a ligação.