Arapiraca

Campanha é divulgada em defesa dos pescadores

Por 7 Segundos 11/12/2015 06h06
Campanha é divulgada em defesa dos pescadores

Na próxima terça,15, haverá a primeira audiência de um processo que foi movido há três anos pela a Prefeitura Municipal de Arapiraca contra os pescadores que vivem no entorno do Lago da Perucaba, em Arapiraca. Em função dessa audiência está sendo divulgada nas redes sociais a campanha “Perucaba Para os Pescadores”. 

A campanha é promovida por um grupo de professores e estudantes da Uneal e Ufal, de escolas secundaristas e de outros segmentos políticos e sociais. O grupo assessora os pescadores nas áreas jurídica e organizacional.

O advogado Inaldo Valões que está defendendo os pescadores informou que há três anos o caso se arrasta na justiça. E várias petições foram apresentadas pela Procuradoria Municipal de Arapiraca e  que foram contestadas pela defesa. Na próxima terça (15) acontece a primeira audiência entre as partes envolvidas. 

De acordo com o advogado a Prefeitura Municipal de Arapiraca alega que a permanência dos pescadores no local estaria impedindo o processo de urbanização da área em torno do Lago da Perucaba. Mas ainda segundo Inaldo Valões o interesse do município é possibilitar o andamento das obras do “Perucaba Bairro Planejado”, um projeto imobiliário que inclui a construção de um hotel de luxo.

“ Os pescadores estão ali desde a década de 50 quando o lago que era um propriedade particular passou a ser administrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e não podem simplesmente serem expulsos de lá”, afirmou..

O advogado informa que a jurisdição desse caso é federal, já que o local pertence ao DNOCS e a prefeitura estaria agindo de forma arbitrária em querer destruir a vila dos pescadores. Os pescadores têm , inclusive. a permissão e o apoio do DNOCS para permanecer no local.

Na vila dos pescadores vivem atualmente treze famílias que tiram o sustento de suas famílias da atividade pesqueira. Há também outras dezenas de pessoas que moram no entorno do lago que também utilizam o lago para garantir o alimento diário dos filhos.

Para saber mais sobre a campanha em defesa dos pescadores acessse facebook.com/perucabaparaospescadores.