Agreste

Moradores do Girau convivem com esgoto, mato e lixo

Por 7 Segundos 11/12/2015 09h09
Moradores do Girau convivem com esgoto, mato e lixo
Viela em Girau do Poncioano - Foto: Cortesia / Adriana da Silva

Uma viela sem saída com mais de dez famílias que moram em casebres, no bairro Pratinhas, em Girau do Ponciano. Neste beco sem saída tem esgoto, mato, lixo e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As famílias de baixa renda estão com medo de adquirirem doenças e já imploraram para a Prefeitura de Girau do Ponciano. Até agora nenhuma resposta do poder público para a situação dos moradores da Travessa Agostinho Soares.

O lugar é mais conhecido na cidade por "quartinhos do Zé do Jofre". Uma das moradores registrou a situação insalubre em que os moradores moram em fotos e vídeo e enviou para a redação do Portal 7 Segundos.

Adriana da Silva, 18 anos, é dona de casa e estudante e não consegue morar na própria casa. O cano do esgoto jorra toda a água poluída na porta da residência e, como se não bastasse, a água suja escorre para o quintal.

Sem estrutura

No vídeo, a mulher que não aparece disse que já colocou um jumento no quintal da casa para eliminar o mato que cresce, cobrindo o esgoto.

"Eu já limpei demais e não adianta. Por isso coloquei o animal no quintal. Já reclamamos para o prefeito mas nada foi resolvido até hoje", disse Adriana.

Ela disse que o prefeito Fábio Aurélio, de Girau do Ponciano, mora próximo à viela e já falou pessoalmente com ele e o secretário de Obras, mas nada foi feito até agora.

"Para entrar aqui passa por um beco na casa da vizinha e ela já liberou para a prefeitura fazer a obra de saneamento aqui, mas mesmo assim a prefeitura não providencia nada", disse Adriana da Silva.

Atualmente ela está morando na casa da mãe porque o índice de mosquitos nas casas é muito grande e além da sujeira, Adriana da Silva informou que o odor é muito forte no local.

"Tem crianças aqui e todos estão sem saber o que fazer, já que não podem se mudar para outro lugar, por isso apelamos para o 7 Segundos e tentarmos solucionar esse problema", desabafou a dona de casa.

O Portal 7Segundos tentou entrar em contato telefônico com o secretário municipal de Obras de Girau do Ponciano, mas não conseguiu contato. 

Veja o vídeo que a moradora Adriana da Silva fez do local: