Arapiraca

Prefeitura de Arapiraca mobilizará 5 mil pessoas contra aedes aegypti

Por Redação com Agência Alagoas 09/12/2015 14h02
Prefeitura de Arapiraca mobilizará 5 mil pessoas contra aedes aegypti
Reunião nesta quarta-feira (9) do staff da Prefeitura de Arapiraca, gestores e agentes de saúde para definição das estratégias da força-tarefa no próximo sábado contra o mosquito aedes aegypti

Os nove casos de microcefalia já registrados até o momento e o índice de 6% de infestação domiciliar do Aedes aegypti estão mobilizando toda a população de Arapiraca para combater o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Após a realização de dois mutirões em cinco bairros da segunda maior cidade de Alagoas, uma força-tarefa está sendo montada para vistoriar, neste sábado (12), todos os bairros de Arapiraca.

A ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Governança e o Poder Judiciário, contará com o apoio de 500 agentes comunitários de saúde, 130 agentes de endemias e uma rede de divulgação, formada por sete emissoras de rádio da cidade: Novo Nordeste, Nova FM, Imprima FM, Gazeta FM, Programa do Alves Correia, 96 FM, Rádio A Voz do Povo, a Voz de Deus e Pajuçara FM.

Todas as rádios vão abrir suas programações matutinas, a partir das cinco horas da manhã deste sábado, com entrevistas e flashes ao vivo em vários pontos da cidade, com o propósito de mobilizar ainda mais a população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa também recebeu o amparo do Poder Judiciário, uma vez que o juiz Alberto Almeida concedeu Mandado de Tutela Antecipada, autorizando agentes de saúde e auxiliares, bem como outros servidores da Secretaria Municipal de Saúde, para adentrarem em mais de 4.500 imóveis e residências na cidade.

De acordo com a decisão do magistrado, a autorização tem validade no período das 7 às 18 horas deste sábado, em áreas de construção civil cercadas ou inacabadas e não habilitadas.

A autorização também vale para residências cujos moradores se negarem permitir o acesso dos agentes de saúde ou outros profissionais que irão atuar na força-tarefa de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A decisão do juiz plantonista Alberto Almeida prevê, no caso de resistência por parte do proprietário do imóvel, o reforço da Polícia Militar para o apoio ao trabalho do agentes de saúde, após identificação do proprietário do imóvel.

A decisão decorreu de ação civil pública, protocolada pela Procuradoria Geral do Município, com base nas ações preventivas e educativas realizadas pela gestão da prefeita Célia Rocha.

Na manhã desta quarta-feira (9), o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) participou de reunião com o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, e todos os outros secretários municipais, para definição das estratégias da força-tarefa, que também deverá contar com o apoio do Exército, por meio do Tiro de Guerra 07015, Corpo de Bombeiros e representantes das associações de moradores.

Segundo um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, foi constatado que cerca de 4.500 imóveis estão fechados há mais de um mês na cidade, o que está contribuindo com o
aumento no número de casos de dengue, zika vírus e febre Chikungunya, na área urbana e também nos povoados de Arapiraca.