Capital

Processo para construção de escadarias em grotas de Maceió segue para licitação

Por Redação com Agência Alagoas 09/12/2015 13h01
Processo para construção de escadarias em grotas de Maceió segue para licitação
Sonho de milhares de moradores de grotas na capital começa a ser realizado com início de licitação de obras

O processo que viabilizará a construção das escadarias e pontilhões nas grotas da capital alagoana já se encontra na Comissão Permanente de Licitação (CPL) e entrará em licitação na primeira semana de janeiro do próximo ano.

De acordo com o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o principal passo foi dado e agora resta aguardar a conclusão do processo licitatório, conforme o prazo legal estabelecido por lei, para que as obras sejam efetivamente iniciadas.

“O prazo mínimo entre a publicação do aviso de licitação no Diário Oficial e a realização do certame é de 30 dias. Em razão disso, é necessário aguardar o prazo legal para a realização da licitação, que já foi marcada para os dias 6, 7 e 8 de janeiro de 2016”, explicou Amaral.

Após a conclusão do processo licitatório, inicia-se a fase de contrato com a empresa vencedora do certame. As obras serão iniciadas logo em seguida, previstas para fevereiro de 2016.

“Falta muito pouco para que o sonho dos moradores das grotas se torne realidade. Essa população merece atenção total por parte do governo e a construção desses equipamentos públicos é prioridade para o governador Renan Filho. Nós, enquanto governo do Estado, vamos fazer o que for possível para proporcionar mais mobilidade urbana e qualidade de vida aos moradores das grotas de Maceió. O desejo da população é obrigação nossa”, concluiu o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano.

Mapeamento

A Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano, por meio de técnicos da Superintendência de Obras Metropolitanas, realizou em maio deste ano uma ação de mapeamento das condições estruturais das escadarias e pontilhões das grotas espalhadas por toda a cidade.

Ao todo, serão 76 grotas beneficiadas com a ação emergencial, que visa levar acessibilidade destes equipamentos públicos, com a construção e reconstrução de 23 km lineares de escadarias, 29.000 m² de passeios e 69 pontilhões.

A obra, orçada em R$ 36 milhões, vai assegurar qualidade de vida e mais segurança a cerca de 250 mil pessoas que atualmente residem nessas comunidades.


Sonho de milhares de moradores de grotas na capital começa a ser realizado com início de licitação de obras.