Arapiraca

Arapiraca tem surto de dengue e registra 9 casos de microcefalia

Por 7 Segundos 08/12/2015 18h06
Arapiraca tem surto de dengue e registra 9 casos de microcefalia
Mutirão dengue - Foto: Ascom Prefeitura

O surto de dengue em Arapiraca é uma realidade notificada pelas autoridades de Saúde no município e a prefeitura da cidade já contabiliza 9 casos notificados de microcefalia.

O secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, ressaltou que há mais de 25 anos existe a transmissão de dengue, com quatro tipos de vírus e todos eles já circularam na Região Agreste.

Ainda de acordo com o secretário, no final do ano passado entrou a Chikungunya, que é considerada mais grave que a dengue, porque provoca sequelas articulares e, agora em 2015, chegou a Zika. Esta última vem provocando casos de microcefalia, o que a transforma de extrema gravidade.

“Nós já estamos com nove casos de microcefalia”, informou o secretário, demonstrando preocupação com a situação.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epídemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Lúcia Alves Lima, além desses nove casos de microcefalia, há três suspeitas da doença que ainda está aguardando a notificação.

"Esses registros são de casos que já notificamos e, certamente, temos mais casos em Arapiraca que ainda não conseguimos detectar. É necessário que a população contribua, faça sua parte, porque não podemos agir sozinhos", alerta Ana Lúcia.

Bairros com casos de microcefalia em Arapiraca: Bom Sucesso (1); Alto do Cruzeiro (2); Teotônio Vilela (1); Planalto (1); Canafístula (1); Zélia Barbosa (1), Sítios Batigas (1) e Cajarana (1), zona rural.

Desde que a cidade notificou quatro casos de microcefalia, a prefeitura criou uma força-tarefa de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue para combatê-lo nos bairros.

O primeiro mutirão aconteceu no dia 28 de novembro (sábado), o segundo no dia 5 de dezembro, e o terceiro mutirão será realizado neste sábado (12), com agentes de saúde, servidores públicos e a contribuição da população.

No sábado (12), será feito um novo mutirão, inclusive com previsão de entrada em imóveis fechados.

“Nós temos já um decreto municipal, permitindo a entrada com um chaveiro abrindo essas portas. E estamos buscando uma decisão judicial, também, no sentido que nos conceda uma liminar permitindo que a gente entre nesses imóveis" ressaltou o secretário de Saúde.

Ubiratan Pedrosa afirmou ainda que um imóvel fechado, num determinado lugar, pode colocar a perder todo o trabalho realizado naquela redondeza, caso ali tenha um foco de mosquito, que vai permitir a reprodução do mosquito, que voa para as casas vizinhas, contaminando as pessoas.

Bairros com infestação da dengue

Segundo informações da Vigilãncia Epidemiológica de Arapiraca os bairros com incidência de surto de dengue e com a presença numerosa do foco do mosquito.

A coordenadora ressaltou que de cada 100 casas se uma tiver o foco do mosquito significa cuidado. Caso tenha o foco em duas casas de cada 100, a situação é de alerta e se em cada 100 casas, três tiverem o foco do mosquito a situação é de surto ou epidemia.

Isto é, 3% significa medida de emergência. Em Arapiraca constatou-se muito mais que isso, ou seja, o dobro 6,6%. O que é preocupante para as autoridades e risco para a população.

Os bairros com maior incidência do mosquito com epidemia de dengue e zika e com circulação de chikungunya são:

1º Baixão com 21,4%;
2º Primavera com 18%;
3º Planalto com 12,8%;
4º Padre Antônio Lima com 11,1% (vizinho ao bairro Cacimbas);
5º Manoel Teles com 10,5% e
6º Brasília com 9,7%.

Nesses bairros 83,6% do foco do mosquito são encontrados em residências nos depósitos que armazenam água no chão.

"As pessoas precisam se conscientizar dessa realidade e tampar esses depósitos de forma adequada, fechando com plástico e elástico ou pano, sem dar brecha para o mosquito ficar alojado na água", explica a coordenadora Ana Lúcia.