Agreste

Comunidade de Limoeiro vai se reunir com IMA

Por Redação 08/12/2015 15h03
Comunidade de Limoeiro vai se reunir com IMA
Lixão de Limoeiro de Anadia - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Os lixões ainda fazem parte da realidade dos alagoanos e prejudicam a qualidade de vida das comunidades que vivem próximas às áreas abertas e poluídas.

Lixo, animais mortos e fumaça contribuem para a proliferação de doenças nas pessoas. Mas, essa realidade poderá estar com os dias contados se depender do esforço do poder público e das comunidades.

No município de Limoeiro de Anadia, por exemplo, moradores do Povoado Gulandim fecharam o acesso ao lixão, em novembro, e pedirão providências do poder público.

Os vereadores Eliene Martins (PRP), Zé Juvenal e Tonho da Rita (ambos do PSDB) se uniram à comunidade e entraram na Justiça para fechar o lixão de Limoeiro.

A promotora de Justiça da cidade, Myriã Tavares Ferro, entrou com uma ação civil pública contra o prefeito James Marlan Ferreira (PP).

Na ocasião, o prefeito declarou que um consórcio firmado com 18 municípios do Agreste será a saída para a construção de um aterro sanitário e resolver a situação dos lixões.

Providências

Na manhã desta quarta-feira (9), os vereadores e representantes da comunidade de Limoeiro de Anadia vão participar de uma reunião no Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Maceió, para debater o assunto.

"Estamos nos mobilizando para que a situação do lixão seja resolvida. Só vendo de perto as condições degradantes do lixão, que afeta a saúde da população e destrói o meio ambiente é que despertamos para esse mal, por isso vamos pedir apoio ao IMA", relatou a vereadora Eliene Martins.

Nesta manhã de quarta-feira (9), o governo do estado de Alagoas vai lançar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.

Um dos direcionamentos do plano é contribuir, de forma efetiva, com os municípios alagoanos na implantação de aterros sanitários e, consequentemente, eliminar a existência de lixões.

Já na quinta-feira (10), a promotora Myriã Tavares Ferro afirmou ao Portal 7 Segundos que o caso também será debatido durante reunião na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió.