Alagoas

Oficiais do Centro de Formação de Praças traçam novas diretrizes

Por Agência Alagoas 08/12/2015 10h10
Oficiais do Centro de Formação de Praças traçam novas diretrizes
- Foto: Agência Alagoas

O novo comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar de Alagoas, tenente-coronel Maxwell Santos, se reuniu, nesta segunda (7), com os oficiais que integrarão o Corpo de Alunos, Divisão Técnica de Ensino e Divisão de Meios Auxiliares para traçar as novas diretrizes organizacionais da unidade de ensino. Em janeiro do próximo ano, a instituição receberá o Curso para Formação de Praças (CFP).

Ao todo, 797 candidatos aprovados no último concurso da Polícia Militar, em 2012, foram convocados na edição desta segunda (7) do Diário Oficial do Estado. Destes, 200 iniciarão a primeira turma, coordenada pelo CFAP, que funcionará de janeiro a setembro do próximo ano. Já em abril, a previsão é de que mais 200 aprovados serão chamados, outros 200 em julho e, por fim, 197 serão convocados em outubro.

Os novos alunos terão oito meses de instruções, com aulas teóricas das disciplinas do curso, além do estágio supervisionado em unidades operacionais da corporação. Diversos profissionais – entre instrutores, professores, especialistas e gestores – participarão da capacitação dos futuros policiais militares.

Para o comandante do CFAP, o intuito do Comando Geral é adequar o funcionamento da unidade para melhor atender a necessidade técnica-profissional dos futuros integrantes da Segurança Pública, que serão preparadas para atender às demandas da população alagoana.

“Nossa missão e de todos os oficiais que foram lotados aqui é de capacitar os novos profissionais, preparando-os física e psicologicamente para o serviço de policial militar. Toda a matriz curricular do curso será elaborada no sentido de formar o PM dentro das competências e habilidades relacionadas às tarefas a serem desenvolvidas após a conclusão do curso”, destacou Maxwell Santos.

No CFAP funcionam atualmente quatro cursos – Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS); Curso para Formação de Praças (CFP); Curso de Condutor de Veículo de Emergência (CCVE) e a Instrução de Nivelamento Operacional (INOP).