Alagoas

Alagoas vai lançar Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Por Redação com Agência Alagoas 07/12/2015 16h04
Alagoas vai lançar Plano Estadual de Resíduos Sólidos
Aterro Sanitário - Foto: Agência Alagoas

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, vão lançar, nesta quarta-feira (9), o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. A solenidade acontece a partir das 9h, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

Um dos direcionamentos do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é contribuir de forma efetiva com os municípios alagoanos em busca da implementação dos aterros sanitários e, consequentemente, a eliminação dos lixões.

Audiências públicas

Para a construção do plano, houve a necessidade de tratar do tema junto à população. Diversas reuniões foram realizadas com os moradores das regiões metropolitanas do Agreste, Sertão, Zona da Mata, Litoral Norte, Litoral Sul e Bacia Leiteira.

Durante os encontros, o governo apresentou detalhes do plano à população e ambos debateram informações importantes sobre o tratamento dos resíduos sólidos.

Também foram levantadas informações sobre a cadeia de reciclagem no estado, ações de educação ambiental, legislação, entre outros temas relevantes. Os resultados destes encontros foram discutidos com a sociedade em 22 reuniões públicas realizadas entre abril de 2014 e outubro de 2015.

Nos oito últimos encontros foram apresentadas as proposições resultantes das contribuições de toda a população, validando a versão final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, o Plano Estadual mostra a relevância que o governo estadual trata a gestão dos resíduos em Alagoas.

Eliminar os lixões

“Firmamos um compromisso em manter a discussão junto aos municípios e assim validar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, um mecanismo importante para contribuir com a gestão dos resíduos em todo o Estado", garantiu o secretário.

Alexandre Ayres ressaltou também que as audiências públicas realizadas pela Semarh foram imprescindíveis para o governo incentivar as cidades, organizadas por meio de consórcios públicos, a seguirem atuando para eliminar os lixões, que não são saudáveis à população e ao meio ambiente.