Alagoas

Laboratório Forense abre as portas da Perícia

Por Redação com Agência Alagoas 04/12/2015 18h06
Laboratório Forense abre as portas da Perícia
Laboratório Forense - Foto: Márcio Ferreira / Agenda Alagoas

A era da impunidade está com os dias contados em Alagoas. Exames periciais que antes não eram feitos no estado, permitindo que diversos crimes ficassem impunes, agora serão realizados no Laboratório Forense do Instituto de Criminalística, inaugurado, nesta sexta-feira (4), pelo governador Renan Filho.

O laboratório permite à Perícia Oficial Alagoana fazer investigações mais detalhadas, garantindo, sobretudo, uma apuração profunda, punindo infratores, deixando de retroalimentar a violência.

Antes, quando um condutor, supostamente alcoolizado cometia um acidente fatal ou não, o exame para comprovar o álcool no sangue do agressor era feito fora de Alagoas.

Agora, os novos equipamentos entregues permitem esta tecnologia, ajudando a reduzir os índices de violência, decretando o fim da impunidade.

“Temos um equipamento de última geração, equivalente ao que Santa Catarina dispõe, um dos melhores da América Latina", destacou o governador Renan Filho.

Ele frisou que desde 2006, o laboratório está em Alagoas esperando funcionar. E que o Ministério da Justiça havia solicitado a devolução dele.

"Mudamos a postura, escolhemos o lugar, fizemos a reforma e hoje inauguramos, no Dia do Perito. Eles estão se sentindo respeitados e valorizados”, reconheceu Renan Filho.

Segurança Pública não se faz apenas com polícia na rua, o trabalho preventivo e de investigação é extremamente importante. Esta máxima, defendida por especialistas, encontra também guarida no Governo de Alagoas.

É tanto que a ideia do governador é robustecer o trabalho feito pela Perícia, aumentando a capacidade de investigação. O laboratório é uma das etapas, visto que a frota de ‘rabecões’ foi renovada e o novo Instituto de Medicina Legal (IML) está sendo construído – o primeiro de Alagoas – com recursos próprios.

Interiorização

A meta, de acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar, é interiorizar o serviço num futuro bem próximo, estabelecendo uma integração regional.

O marco estabelecido, nesta sexta, para a Perícia é a tradução de um trabalho moderno, em que deixa ao alcance do cidadão alagoano exames toxicológicos, químicos e de biologia forense.

Exames que trazem definitivamente o perito alagoano para o século XXI; fornecendo, de uma vez por todas, totais condições de enfrentamento direto da criminalidade.

“Esta conquista é muito importante pois prepara o Estado para combater mais o crime, investigar mais e sobretudo prestar nosso papel diante da sociedade. Por esses e outros motivos, estamos conseguindo reduzir os crimes em Alagoas”, ressaltou Renan Filho.

Valorização

O perito geral, Manoel Melo, explicou que a gama de vestígios processada a partir de agora é infinitamente incomparável ao que a Perícia tinha condições de analisar.

“A sensação é completamente outra. Estamos muito felizes”, traduziu Melo.

O Laboratório Forense do Instituto de Criminalista (IC), o primeiro de Alagoas, recebeu o nome do perito Severino Lira dos Santos e funcionará no prédio-sede da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, situado na Rua do Sol. Orçada em R$ 475 mil, a obra foi financiada com recursos do Tesouro Estadual.

Foi apresentado ainda à sociedade, a torre de iluminação que vai auxiliar no trabalho dos peritos em locais de baixa iluminação ou sem luz alguma.