Capital

Falha mecânica é descartada em queda de helicóptero

Por 7 Segundos com G1 Alagoas 01/12/2015 11h11
Falha mecânica é descartada em queda de helicóptero
- Foto: Reprodução

O delegado Manoel Acácio, responsável pelas investigações da queda do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), descartou a possibilidade de uma falha mecânica de fabricante ou manutenção ter sido a responsável pelo acidente. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (01), durante uma entrevista coletiva.

O prazo para a conclusão do inquérito terminou no último dia 23, mas o delegado ainda está aguardando um relatório do Serviço Regional de Investigação e Previsão de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) para poder encaminhar o inquérito à Justiça.

Um ofício foi enviado com alguns questionamentos para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília.

“Estive em Recife para pedir à equipe do Seripa o relatório preliminar sobre a ocorrência, no entanto, fui informado que o documento ficaria pronto no prazo máximo de um ano. Por isso, fui orientado a fazer esse ofício com as perguntas e enviar para o Cenipa, que iria autorizar a equipe de Recife a enviar as respostas”, informou o delegado a um portal de Maceió.

A respeito das investigações, o delegado falou que ela teve como base depoimentos e laudos técnicos. Ele disse ainda que uma equipe da empresa fabricante do helicóptero esteve em Maceió no dia 4 de novembro para fazer uma análise no local do acidente.

“O fabricante analisou peças dos escombros e não constatou nenhum indício de falha em alguma peça do helicóptero”, informou.

Também está sendo aguardado o resultado da perícia do Instituto de Criminalística (IC) de Alagoas feito na no local.

“A perícia vai entregar o laudo das armas para que a polícia possa saber quais eram os modelos e dar baixa no sistema. E também o laudo cadavérico”, falou Acácio.

Se a conclusão do inquérito for essa de que não houve falha mecânica ou do fabricante, segundo o delegado, a Seripa vai investigar outras hipóteses. "Não podemos dar certeza [do que pode ter havido], apenas descartar essas possibilidades. Outras coisas poderão ter causado a queda, como fator meteorológico", disse.

Relembre o acidente

A queda do helicóptero aconteceu próximo ao Aeroclube de Maceió, no dia 23 de setembro. A aeronave caiu sobre um veículo que estava estacionado na rua, mas não feriu ninguém no solo.

As quatro vítimas foram identificadas como capitão Assunção, os soldados Diogo Melo e De Moura, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e major Milton Carnaúba, do Corpo de Bombeiros.

O coronel André, do setor de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, afirmou que a aeronave, Falcão 02, era de 1992, mas estava em perfeitas condições e não tinha histórico de mau funcionamento. "Decolou do aeroporto e foi simplesmente fazer um patrulhamento. Dizer o que realmente aconteceu é muito preliminar", avaliou.