Educação

Alunos de Limoeiro são destaque em Olimpíada

Por 7 Segundos com assessoria 01/12/2015 08h08
Alunos de Limoeiro são destaque em Olimpíada
- Foto: Assessoria

Dos 33 estudantes alagoanos selecionados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica, realizada no último mês de maio, sete são da cidade de Limoeiro de Anadia, mais especificamente do 2º ano "E" da Escola Estadual Professora Francisco Domingues.

Coordenado pela professora de Física, Micaely Graziely Alves Miranda, o grupo projetou e lançou um foguete construído totalmente à base de material reciclável (garrafa pet). O artefato atingiu 140 metros de altura, superando a meta nacional da competição que é de 120 metros.

Baseados nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, os jovens cientistas utilizaram apenas uma bomba pneumática, bicarbonato de sódio e vinagre para lançar o foguete. Antes da prova prática os alunos participaram de provas escritas relacionadas ao tema, que ainda incluiu assuntos como astrofísica, astrologia, entre outros.

“Estamos muito orgulhosos por conseguirmos colocar sete estudantes de Limoeiro entre os 33 selecionados em Alagoas. Foi um resultado muito positivo, principalmente por ser a primeira vez que nossa escola participa desta competição”, frisou a professora Micaely Miranda.

Os jovens cientistas limoeirenses terão agora a missão de arrecadar recursos e patrocínios para viajarem ao Rio de Janeiro, onde irão participar de outra etapa da olimpíada. Caso sejam novamente selecionados já estão automaticamente convidados a lançarem o foguete nos Estados Unidos, país considerado referência em astronomia.

Juliana Cravino da Silva é uma das alunas selecionadas e disse que não consegue mais vislumbrar seu futuro profissional longe da ciência. “A experiência vivida ao longo deste ano me fez descobrir muitas coisas interessantes. Foi apenas um empurrãozinho para a minha decisão de seguir em frente na carreira científica”, finalizou a aluna.