Arapiraca

Calor provoca queimadas em terrenos e lixão de Arapiraca

Por 7 Segundos 27/11/2015 15h03
Calor provoca queimadas em terrenos e lixão de Arapiraca
Lixão da Mangabeira - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

A onda de calor que atinge o município de Arapiraca está provocando queimadas no lixão e em terrenos que tem matos na cidade.

Na quinta-feira (26), o Portal 7 Segundos publicou matéria em que a temperatura na capital do Agreste chegou a 45 graus no Sol do meio-dia.

O fogo que se propagou no lixão de Arapiraca, localizado no bairro Mangabeiras, próximo à rodovia AL-220, na tarde de quinta atingiu rapidamente grande parte da área do terreno.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Ivens Barboza, o fogo foi provocado por um catador de lixo, mas a prefeitura tomou as providências de imediato.

O secretário informou que além de solicitar a ajuda do Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Meio Ambiente continua utilizando cinco caminhões-pipa, um trator de esteira e caçambas. Equipes trabalham no local.

"O fogo do lixão não se apaga com água, por isso temos que usar o trator esteira para compactar o resíduo solo, cobrir toda a área com a terra do próprio terreno e jogar água", explicou Ivens Barboza.

Ele afirmou que a secretaria vai manter as equipes trabalhando no local até este final de semana, mas que situação está praticamente controlada.

O que piora as condições de saúde na região é a fumaça tóxica que se espalha com o vento e atinge as residências das comunidades no entorno do lixão.

"Os trabalhos de compactar o solo e cobrir com terra os resíduos já diminuem a quantidade de fumaça no local", avisou o secretário.

O trabalho é lento porque na região do lixão há catadores de lixo que trabalham recolhendo material para sobrevivência. Há animais que também sobrevivem do lixão e para as equipes concluírem os trabalhos é necessário retirá-los.

Aterro sanitário

Sobre a questão do aterro sanitário de Arapiraca, Ivens Barboza declarou que a prefeitura já conseguiu um terreno na Vila São José para instalar o aterro.

Ele informou também que um estudo ambinetal da área já foram feito e que já tem o processo de licenciamento junto ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), inclusive com Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

"Estamos aguardando uma data para realizarmos uma audiência pública para termos uma licença prévia que se não for em dezembro será na primeira quinzena de janeiro", afirmou Ivens Barboza.

O sargento Romão, do Corpo de Bombeiros (CB), afirmou que o fogo no lixão só foi controlado até onde o caminhão dos Bombeiros pode ter acesso. E que o trabalho tem que ser feito em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento.

"Só o carro do Corpo de Bombeiros não dá conta desse tipo de serviço, por isso tivemos o apoio de carros-pipa, de um trator e de caçambas para fazer o trabalho de compactação do solo do lixão para controlar o fogo", ressaltou Romão.

Queimadas em terrenos

Com relação às queimadas em terrenos da cidade o sargento Romão afirmou que o Corpo de Bombeiros de Arapiraca recebe em média sete ocorrências por dia.

"Com esta onda de calor as queimadas estão acontecendo com frequência tanto na zona rural quanto na urbana da cidade e na medida em que podemos controlamos o fogo", afirmou Romão.

O sargento do CB relatou que as queimadas são causadas tanto pelo calor como também por qualquer contato de fogo com o mato seco, a exemplo de pontas de cigarros.

Na tarde desta sexta-feira (27), a equipe do 7 Segundos filmou um terreno em chamas e com muita fumaça na Rua Expedicionários Brasileiros, no bairro Baixa Grande, nas imediações do Cemitério Pio XII. 

Sargento Romão aconselha que as pessoas que fumam não joguem a ponta do cigarro nos terrenos com vegetação seca, o que pode provocar um incêndio de pequena, média ou até mesmo grande proporção.

"Em nossa ocorrências priorizamos o atendimento de imediato nos locais que tem animais e casas", ressaltou o sargento Romão. Para solicitar o chamado do Corpo de Bombeiros basta ligar para os números 193 e 3522-2377.

Veja vídeo, abaixo, do Lixão da Mangabeira, em Arapiraca: