Alagoas

Açúcar recupera preço e anima fornecedor de cana

Por Redação com assessoria 27/11/2015 16h04
Açúcar recupera preço e anima fornecedor de cana
- Foto: Reprodução/ Internet

Em clima de otimismo os fornecedores de cana renovam as esperanças com a alta do preço do açúcar no mercado nacional. De acordo com o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas (Asplana), Edgar Filho, a recuperação do preço foi provocada pela redução da oferta do produto disponível no mercado, proporcionando um cenário mais otimista para o setor sucroenergético.

“Havia uma grande quantidade de açúcar e agora ela está sendo enxuta. Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores do mundo, a seca na Índia e da estiagem na própria região Nordeste do país – que deve gera uma quebra de safra superior a 20% no ciclo 15/16, – são fatores que contribuíram para esta nova realidade de mercado”, esclareceu Edgar Filho.

Segundo o presidente da Asplana, outro ponto que também foi responsável pela recuperação do preço do açúcar está na mudança da safra no Centro/Sul do país. “Em São Paulo, maior produtor do Brasil, o ciclo 15/16 deixou de ser açucareiro e passou a ser mais alcooleiro. Com isso, a quantidade de açúcar produzida é reduzida e o preço aumenta”, reforçou.

Para Edgar Filho, diante do panorama apresentado pelo mercado brasileiro e internacional do setor sucroenergético, a tendência de alta deve perdurar pelos próximos dois anos, levando, consecutivamente, a uma valorização dos preços da cana e do ATR.

“Mas, para que este panorama possa melhorar ainda mais, seria fundamental a liberação dos recursos da subvenção. Com isso, os fornecedores de cana teriam condições de renovar os canaviais que foram perdidos nos últimos cinco anos por conta da crise financeira quer castigou o setor”, finalizou Edgar Filho.